Para o diretor de Medicina do Grupo Multivix, Pedro Paulo Silva de Figueiredo, o grande desafio dos estudantes de Medicina para uma formação de excelência é associar a qualidade de vida com a jornada extensa de estudos. E esse tipo de formação exige uma qualidade superior para o desenvolvimento necessário do profissional. Nesta terça-feira (18 de outubro), comemora-se o Dia do Médico.

“Hoje, uma preocupação muito importante que a gente tem com o estudante de Medicina, além do conteúdo que é necessário que ele aprenda durante essa jornada de seis anos, é a saúde mental, o cuidado da saúde mental do estudante de Medicina”, frisa.

O diretor argumenta que a formação do médico requer uma qualidade necessária para que ele saia preparado para o mercado de trabalho, “de forma que vai exercer uma atividade que pode impactar a vida de outras pessoas”.

Pedro Paulo explica que o Curso de Medicina é de dedicação integral, onde o aluno necessita estar imerso no universo da área médica durante toda a graduação, muitas vezes, cada vez mais jovens, vivendo longe dos familiares.

Leia também:   Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta

“E o curso de Medicina traz essa carga de jornada extensa, de conteúdo, habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas e cada vez mais de forma complexa que acabam elevando o nível de estresse”, frisa.

Para equilibrar, o diretor de Medicina detalha que o Grupo Multivix trabalha com os alunos o cuidado da saúde mental. Ele detalha que foi desenvolvido um programa estruturado com utilização de um algoritmo de inteligência artificial.

O aluno responde um questionário mensalmente e por meio das respostas é medida a taxa de felicidade. Conforme essa taxa, o estudante é recebe um impulso pedagógico individualizado além de um acompanhamento psicológico.

 

Melhorias no controle de estresse e ansiedade

 

Vitória – Com a nova ferramenta, o diretor de Medicina do Grupo Multivix, Pedro Paulo Silva de Figueiredo destaca que já observa melhoria no controle das situações de estresse e ansiedade nos alunos. “A gente consegue individualizar o impulso pedagógico para cada aluno e, através dessa avaliação, fazer esse acompanhamento de forma mais adequada”.

Leia também:   Manual orienta alunos e escolas da Rede Pública Estadual sobre Programa Pé-de-Meia
Diretor de Medicina do Grupo Multivix, Pedro Paulo Silva de Figueiredo destaca o cuidado com a saúde mental dos estudantes.
Foto: Divulgação

Pedro Paulo destaca que foi constatado aumento de inscritos em 25% para o último vestibular de Medicina realizado em 7 de outubro.

De acordo com ele, atualmente no Brasil há entre 2 a 2,5 médicos para cada grupo de mil habitantes, sendo que em países de primeiro mundo a proporção fica em torno de 3,5 a 3,7 profissionais por mil habitantes.

“E esse momento de pandemia que a gente vive mostra que isso traz sim uma deficiência de médicos no mercado”, frisa.

O diretor detalha que o Brasil forma anualmente 25 mil médicos, sendo 17 mil de especializações, o que mostra a carência também nessas áreas.

No entanto, frisa que o Grupo Multivix, que possui Curso de Medicina em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, também oferta curso de especialização em Residência Médica. “Atualmente temos a única Residência Médica de emergência no Espírito Santo”, reforça.

O vestibular de Medicina do Grupo Multivix acontece anualmente, com entradas de alunos no primeiro e no segundo semestre.

O Grupo Multivix também tem unidade em São Mateus, ofertando curso na área de saúde como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Leia também:   Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here