A centenária festa que homenageia os santos São Benedito e São Sebastião em Itaúnas não será realizada neste ano devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra junto com a Prefeitura.

Em entrevista a Rede TC de Comunicações, o presidente Lucas de Oliveira Santos explicou o motivo do cancelamento. “A nossa festa foi cancelada para cumprir os decretos municipais e estaduais, que pedem para não ter aglomeração”, frisa.

Conforme disse, são mais de vinte grupos folclóricos que participam da festa todos os anos. “Além da juventude, a maioria dos integrantes são idosos. Aí não tem como se apresentar” – complementa.

O Alardo retrata a disputa entre cristãos e mouros pela posse da imagem de São Benedito.

Lucas de Oliveira ressalta ainda que os grupos mantiveram os ensaios ao longo do ano, mesmo com a incerteza da realização do evento. “Cada um na sua comunidade ou em casa mesmo. Reúnem os componentes e estão fazendo os seus ensaios, com todos os cuidados e proteção”.

Os grupos folclóricos são tradicionais e entre eles se destacam Alardo de São Sebastião, Ticumbi, Jongo e Reis de Bois. Cada um com a sua tradição, significado e peculiaridade.

Leia também:   Suzano lança pedra fundamental da fábrica de papel em Aracruz e agregará valor à cadeia produtiva local

O Alardo retrata a disputa entre cristãos e mouros pela posse da imagem de São Benedito. Já o Ticumbi representa a luta entre os reis de Bamba e de Congo pelo direito de produzir a festa.

A apresentação acontece há mais de cem anos e é a única no País, retratando a devoção a São Benedito e à cultura quilombola. O Jongo é uma dança de roda de origem africana, ritmada por tambores, casacas e chocalhos, enquanto o Reis de Bois é uma festa que homenageia os Santos Reis.

Tradicionalmente a festa ocorre nos meses de dezembro e janeiro, com programações no centro de Conceição da Barra e também na Vila de Itaúnas.

Conceição da Barra-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here