Com programação extensa, os festejos em honra aos santos São Sebastião e São Benedito das Piabas foram retomados após dois anos. “A expectativa é de resgate após dois longos anos sem os festejos devido a pandemia. Uma carga emocional muito grande deve ser derramada no ciclo de festas. A tradicional apresentação do ticumbi no dia 1º em Conceição da Barra já nos deixou extasiados com tamanha emoção e devoção” – reforça o vice-presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra (AFCB) Rafhael Brandão.

Os grupos folclóricos de Jongo, Reis de Bois e Ticumbi, associados no município de Conceição da Barra, movimentam Barreiras (de 13 a 15 de janeiro) e a Vila de Itaúnas (de 11 a 22 de janeiro). Na programação, apresentações, missa e procissões integram uma das festividades mais tradicionais do Estado por reunir diversas expressões populares, além de promover o reencontro das próprias comunidades.

“Esses festejos têm uma carga de emoção muito forte, pois remete aos brincantes toda sua ancestralidade e o amor pelo folclore. A festa é apenas a culminância que vivemos o ano todo na preparação” – enfatiza Rafhael Brandão.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

A realização do evento é da Associação de Folclore com apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), da Prefeitura e Câmara de Conceição da Barra.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here