Alunos ligados ao movimento estudantil do Ceunes abraçaram a ideia da estudante de Matemática, Lorena Barros, que sugeriu a realização de aulões pré-Enem para estudantes da rede pública de ensino em São Mateus.

“Passei a ideia e meus amigos toparam em fazer esses aulões populares. A nossa expectativa é de receber até 100 estudantes” – detalha Lorena, adiantando que, se comparecer um número maior de interessados, a organização tentará abraçar a demanda.

Segundo Lorena, a ideia surgiu após ela observar a necessidade de cursos populares pré-Enem em São Mateus.

“A intenção é aumentar o número de estudantes mateenses no Ceunes para que esse espaço seja ocupado pelas pessoas que já deveriam estar nele, que é a população de São Mateus, e, mais ainda, a população que sai da escola pública. O objetivo é democratizar o ensino superior” – frisa.

De acordo com Lorena, podem participar qualquer aluno do ensino médio, estudante da rede pública. “É só preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram @aulãopopularsm e comparecer no Centro de Referências das Juventudes (CRJ) que fica no Bairro Ayrton Senna. As aulas serão nos dias 5 e 6 de novembro. Também estamos enviando mensagens às escolas do município para que reforcem o convite aos estudantes” – enfatiza.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira
Lorena Barros é a idealizadora dos aulões populares pré-Enem que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro para estudantes da rede pública de ensino em São Mateus.
Foto: Thiago Rabelo/Divulgação

 

PROGRAMAÇÃO

 

Ela detalha que no sábado a programação começa às 8h com aula de Yoga ministrada pela professora Amanda Queiroz, após, é a vez das aulas conduzidas pelos alunos do Ceunes com as disciplinas de Matemática, Geografia, Inglês, Física, Redação, História, Biologia, Química, Filosofia e Sociologia. Haverá uma pausa para lanche e encerramento às 13h.

No domingo aulas serão das 13h às 18h, no mesmo local. “Esperamos mostrar para os alunos que o Ceunes é um espaço que a gente tem que ocupar e parar de achar que é algo distantes. Tem alunos aqui em São Mateus que nem sabem que existe uma universidade pública na cidade, menos ainda as oportunidades e as portas que são abertas a partir dessa universidade” – ressalta.

“O nosso objetivo é fazer com que essa universidade seja ocupada pela galera que saiu do ensino público que muitas vezes podem ser as primeiras pessoas da família a estarem em uma universidade, e ela é a ferramenta para uma família sair da pobreza” – complementa.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira

Além de Lorena Barros compõem o projeto os estudantes Paloma Oliveira, Hatos Salomão, Giovanna Salles, Ian de Oliveira, Carol Guedes, Otávio Pires, Raiani Vitória, Alê Mendes, Juliet Ribeiro, além de apoiadores, como o artista plástico Thiago Rabelo.

Foto do destaque: Sedh/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here