A Escola Alternativa realizada neste sábado (19), a partir das 15h, uma mostra literária com o tema Ano Internacional das Línguas Indígenas. Além de apresentar uma exposição com trabalhos feitos pelos estudantes durante o ano letivo, acontecem também apresentações culturais com teatro, dança, música e poesia. Conforme a diretora Zenilza Pauli, o objetivo é envolver toda a família do aluno nas atividades. “Por este motivo, vamos fazer no sábado à tarde, quando as famílias têm mais tempo do que em outros dias da semana”, frisou.

De acordo com Zenilza, todo ano a escola elege um tema gerador. Ela explica que 2019 foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Ano Internacional das Línguas Indígenas e a equipe pedagógica da Escola Alternativa resolveu usar o tema para trabalhar dentro das disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa durante no ano letivo. Zenilza detalha que 600 estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio, estão envolvidos nas atividades.

“Para lembrar o quanto essa cultura influencia nas línguas e nas culturas do mundo inteiro. Neste sentido tivemos várias atividades na escola, como festa junina, exposições, que lembra a cultura e a influência da língua indígena. A proposta é mesmo a reflexão o respeito à nossa história enquanto composição da língua. Principalmente no Brasil, onde temos uma forte influência da cultura indígena” – salientou.

Os trabalhos dos alunos ficam expostos no pátio da Escola Alternativa, enquanto as apresentações culturais acontecem no auditório.

OUTUBRO ROSA

A diretora aproveita para convidar toda a comunidade para participar, na terça-feira (22), a partir das 18h30, de uma palestra ministrada pela ginecologista Gabriela Barcelos. A médica falará sobre Saúde da mulher dentro da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Rede TC de Comunicações em parceria com a Rádio Kairós e apoiadores. “A palestra é aberta a toda a população”, enfatiza.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here