Após dois anos de atraso, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a coleta de dados do mais importante levantamento sobre a população brasileira. O Censo 2022 vai fornecer informações sobre a população, números e como vivem os brasileiros nas cidades e nas áreas rurais visitando cerca de 70 milhões de domicílios.

Em Jaguaré, 27 recenseadores farão o levantamento demográfico do município visitando 100% dos domicílios até o mês de novembro. O objetivo é retratar o município com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade que vão propiciar a prática da plena cidadania. A equipe de recenseadores do IBGE esteve reunida com o prefeito Marcos Guerra na manhã desta segunda-feira, 01, antes do início dos trabalhos.

“Esse é um trabalho muito importante para Jaguaré e para o Brasil. Enquanto cidadãos e moradores de Jaguaré queremos nos colocar à disposição dos nossos recenseadores para, no que for possível, colaborar com a tranquilidade e qualidade dos seus trabalhos. A população de Jaguaré certamente receberá os recenseadores com muito carinho”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Leia também:   Há 70 anos, Família Sossai ajuda a construir a história de Jaguaré
Foto: Divulgação

Os recenseadores estarão utilizando colete azul com identificação do IBGE do lado direito um crachá do lado esquerdo com as informações do recenseador, inclusive com um QR-Code para verificação pelo entrevistado para confirmar a identidade. Realizado pelo IBGE, o censo está sendo realizado com dois anos de atraso por causa de problemas decorrentes da pandemia de covid-19 (2020 – 2021). Para essa 13ª edição do Censo Demográfico, em todo o Brasil serão mais de 180 mil recenseadores percorrendo o País.

O formato

O Cens Demográfico é realizado pelo IBGE para fazer o levantamento dos habitantes do País e identificar como vivem os brasileiros e levantar suas características. Os dados serão colhidos de forma totalmente digital, através de um aparelho que lembra um celular, o DMC. Os entrevistados deverão preencher os questionários de forma presencial. O Censo 2022 está sendo realizado sob dois tipos de questionários: simplificado e ampliado.

O simplificado apresenta questões sobre os moradores, os domicílios, registro civil, identificação étnico-racial, rendimento do responsável, educação e mortalidade. O questionário ampliado levanta informações sobre casamento, núcleo familiar, trabalho, fecundidade, religião ou culto, migração, deslocamento para estudo e para trabalho e pessoas com deficiência.

Leia também:   Lutador jaguarense de muay thai disputa Fight Pro em São Paulo

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here