
O secretário estadual Haroldo Rocha avalia que a atual gestão do Governo do Estado fez um mandato transformador. “A gente fez uma revolução na educação capixaba”, disse à Rede TC, durante visita a escolas nesta quarta-feira em São Mateus. Além de manter a casa organizada, mesmo diante de forte crise no País, o secretário cita três programas, a Escola Viva, que já tem implantação em 32 unidades, o Jovem de Futuro e o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) como ferramentas da transformação.
Haroldo iniciou a agenda na Escola Egídio Bordoni e ainda pela manhã esteve na unidade do Senai em São Mateus. No começo da tarde, ele visitou a Escola Emílio Zanotti, de onde seguiu para a Escola Viva Marita Motta e para a Escola Ceciliano Abel de Almeida. O secretário ainda cumpriria visita à Nova Venécia nesta quarta-feira.

“Eu estou fazendo o que tenho feito em todo o Espírito Santo, que é visitar as escolas estaduais”, disse Haroldo, reforçando que conhece todas as 476 unidades escolares da rede estadual e entende ser uma forma correta de gerir a pasta. Na visita a Escola Egídio Bordoni, na Associação Nova Esperança, o secretário conheceu as três novas salas que serão inauguradas com festa sábado, às 15h.
Ao avaliar o trabalho desenvolvido nesta gestão, Haroldo Rocha detalha que terminou obras que estavam em andamento, além de manter organização e as contas equilibradas mesmo diante da crise nacional.

Mesmo neste cenário, o secretário destacou que a gestão foi inovadora, implantando programas como Escola Viva (integral de ensino médio e também de ensino fundamental), Jovem de Futuro (realizada em escolas parciais de ensino médio e trabalha a aprendizagem envolvendo o jovem com a gestão da escola) e o Paes (visa fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries iniciais do ensino fundamental, em parceria com os municípios).
Trabalhar as competências socioemocionais
Para o secretário estadual Haroldo Rocha, os desafios da educação no Brasil estão relacionados ao novo currículo que está sendo produzido dentro do Plano Nacional de Educação. Conforme disse, o momento atual exige que além de trabalhar as competências cognitivas, é necessário desenvolver nas escolas as competências socioemocionais nos alunos.

Haroldo Rocha salienta que as dificuldades enfrentadas no País limitam que o Espírito Santo avance ainda mais no setor de Educação. Contudo, ele salienta que o Estado está organizado, ao contrário de outros, com o governador Paulo Hartung conseguindo inclusive realizar investimentos e programas inovadores na área educacional e em outras, como saúde e segurança pública.
O secretário Haroldo reforça que se o Brasil estivesse em condições melhores, gerariam mais recursos dentro do Estado, para que aplicassem ainda mais investimentos em políticas públicas. Desta forma, ele reforça que é preciso o brasileiro ter boas escolhas nas Eleições 2018.
OBRAS
Haroldo Rocha adiantou que no restante desta gestão, a Secretaria Estadual de Educação deve consolidar os projetos atuais, mas também planeja investimentos de infraestrutura, inclusive no norte do Estado. Ele citou, por exemplo, que duas escolas em Jaguaré receberão melhorias e o Estado estuda um novo prédio para a Escola Joaquim Fonseca, em Conceição da Barra. A Sedu também estuda para um novo governo, uma nova Escola Viva em São Mateus.