Para cuidar de cães e gatos abandonados, a organização não-governamental Voluntários Independentes Pelo Amigo (Vipa) convoca doações, principalmente de rações e medicamentos. De acordo com a voluntária Maria da Conceição Gonçalves, a Ceiça, atualmente a entidade cuida de 160 gatos e 40 cães. Ela explica que os gatos ficam numa casa alugada na Rua 14, n° 106, lado norte, onde funciona também a sede da entidade. E os 40 cães estão distribuídos em lares provisórios na Cidade. Ceiça declara que a situação da entidade hoje é mais que crítica: “Está caótica, na verdade”.

Além da escassez de recursos para manter os animais, Ceiça afirma que outro desafio é a construção da sede própria. Mesmo com as doações, que ela classificou como generosas, ainda assim está com dificuldades para concluir as obras. De acordo com a voluntária, o canil está quase concluído, faltando, agora, iniciar a construção do gatil.

Ceiça afirma que as doações estão insuficientes e, para contornar essa situação, a ong realiza feiras de doação em eventos, além de bazares na feira livre de Guriri. Segundo a voluntária, somente com as despesas no gatil são empregados mensalmente R$ 3.000. “São 75 quilos de ração por semana”, afirma.

O gatil da Vipa funciona em instalações provisórias alugadas.

Ela reforça que, além de ração e medicamentos, a ong Vipa está aceitando também doações de materiais de construção, como blocos, areia, cimento, brita, etc. Ceiça avisa que quem quiser doar é só procurar um ponto de coleta, no Rossini Pet Center, loja Flor de Seda, Clinpet e Drogaria São Paulo.

A voluntária acrescenta que a ong mantém esperanças de ser contemplada em edital do Poder Judiciário com recursos que podem ser empregados na construção do abrigo definitivo, localizado na Rua Sete, lado norte, em Guriri. A entidade ainda lançou a campanha Desapega, e doe para a Vipa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here