O Verão começou oficialmente às 20h22 de ontem (21), mas o colorido especial dos veranistas na Ilha de Guriri já era observado desde as primeiras horas do dia. De todos os cantos do Brasil, mas principalmente de Minas Gerais, os visitantes chegam ao litoral mateense em busca de tranquilidade e diversão à beira-mar. A alta temporada de veraneio começa com Sol forte e temperaturas elevadas pelo menos até segunda-feira, como prevê o Serviço de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As temperaturas chegam a 33ºC, com sensação térmica de até 39ºC.

Na manhã de ontem, a Praia de Guriri já estava lotada de turistas e veranistas, que se deliciavam nas águas tranquilas e mornas, aproveitando para descansar e se refrescar com uma bebida gelada. Alguns preferiam a sombra de uma sobrinha para deslumbrar a deslumbrante vista que o litoral proporciona. A tendência é que, a partir de agora, as temperaturas durante o dia sejam ainda mais elevadas. A dica é para quem for aproveitar a praia não esquecer filtro solar, se hidratar constantemente e fazer refeições leves.

RÉVEILLON

Leia também:   Nave registra imagem detalhada da coroa solar, que chega a 1 milhão de graus

Neste clima especial da estação do calor, até os mateenses aproveitam para buscar um refresco na brisa que sopra do Oceano Atlântico. As professoras Maria Prando e Brena de Almeida, ontem, curtiam o primeiro dia de férias escolares à beira-mar. “Queremos aproveitar muito o Verão, descansar e divertir bastante”, disse Brenda, que mora no Bairro Boa Vista. As amigas disseram ainda que têm boas expectativas para a alta temporada, elogiaram estrutura do balneário e disseram que gostaram das programações musicais, pública e privadas, anunciadas para o Réveillon.

Visitantes só querem diversão

De Jaguaré, a dona de casa Raquel Andrade curtia a praia na manhã desta sexta com o filho Murilo. Por morar próximo, ela disse que volta todos os dias para Guriri. “É o primeiro dia que estou aqui neste período de final de ano, mas pretendo voltar, com certeza”, comentou Raquel. “Aproveitamos bastante a praia, muito mesmo, principalmente nesta estação em que os dias são mais longos”, detalha.

Um grupo de 24 professores e servidores de uma escola de Mantenópolis está em Guriri para curtir as festividades de final de ano. O passeio é para repor as energias, depois de um ano inteiro de trabalho. Acompanhados da diretora Andréia Dias Carvalho, alguns preferiam ficar nas cadeiras, debaixo de uma boa sombra, enquanto outros se jogavam na areia, para pegar um bronzeado, ou no mar, para se refrescarem. Alguns estão em Guriri pela primeira vez. A maioria elogiou a praia e prometeu voltar em janeiro.

Leia também:   Nave registra imagem detalhada da coroa solar, que chega a 1 milhão de graus

“É proibido faltar mineiros em Guriri no Verão”, brincou a fisioterapeuta Elaine Spinassé, da capital mineira Belo Horizonte, elogiando a hospitalidade dos mateenses. Ela está em Guriri acompanhada dos pais Valdir Camilato e Enedina Spínassé, que moram em Timóteo, no Vale do Aço, e da filha Júlia Camilato, aproveitando as férias escolares. “As águas tranquilas são um convite ao descanso”.

Outra mineira presente em Guriri é a assistente administrativa Evanilda dos Santos Bragança Silva. Ela disse que veio com um grupo de 20 pessoas, todos da família, e que estavam espalhados em diversos pontos do balneário no momento da entrevista. “Até o final do ano, vai chegar mais gente”, garantiu. A mineira elogiou a infraestrutura do balneário e antecipou que, no final da tarde, passearia na praça com a família inteira.

Muita gente aproveita as areias da praia para jogar bola, ou curtir outras atividades recreativas, como é o caso de Luciano Azeredo Merlo, de Linhares. “Antes de entrar na água, temos que bater uma bolinha e tomar uma cerveja para refrescar”, disse. Ele chegou acompanhado das amigas Helaine Souza e Iara Barcelos, e dos amigos Samuel Francisco e Roni Almeida.

Leia também:   Nave registra imagem detalhada da coroa solar, que chega a 1 milhão de graus

A turma da terceira idade, aposentados e pensionistas, também aproveitam os festejos de final de ano para descansar em Guriri. O militar da reserva Moacir Guzo, de Linhares, estava na praia acompanhado de familiares. “O melhor programa do final do ano é a família reunida”, disse.

Ao lado da filha Sophia Lírio Guzo e do sobrinho Caio, Moacir afirmou que, por muitos anos, vem a Guriri e promete ficar até a metade do mês de janeiro, porque tem dois irmãos que moram no balneário e a casa deles ficam sempre cheia de parentes e amigos nesta época do ano.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here