Intensas chuvas foram registradas também em Jaguaré na noite de terça-feira (13). Pelo menos uma árvore caiu devido a força dos ventos. Também foram registrados pequenos alagamentos e um palco, montado em área particular, que acabou cedendo.

Conforme explica a coordenadora da Secretaria de Cultura de Jaguaré, Gerusa de Fátima Tognere, a árvore, conhecida como Bandarra, foi plantada há mais de 40 anos no Centro Cultural. “O vento derrubou a nossa árvore, fez alguns estragos, mas o sentimento de perda é pela árvore. Ela cumpriu o seu papel. É uma das primeiras árvores que foi plantada nesse viveiro pelo senhor Manoel. Sentimos pelo meio ambiente, pela mão de quem plantou, mas a natureza se refaz” – detalha.

Segundo Gerusa, não houve registro de pessoa ferida no município em decorrência da queda da árvore. Ela fria que apenas o vigia do Centro Cultural estava no local, mas distante de onde a árvore caiu. “Já estamos fazendo os cortes para liberar o local por ter caído no depósito. Já está sendo feita a remoção” – frisa.

Leia também:   Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Natural de Jaguaré, Gerusa ressalta que outros vendavais já aconteceram no município. “Sempre no Verão acontece. Lembro que já destelhou locais públicos, como quadras de esportes” – frisa.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguaré destaca que a Defesa Civil Municipal está monitorando áreas de risco. “Até o momento, foram pequenos alagamentos e um palco onde foi realizada uma festa no final de semana cedeu, mas está em uma área particular e ampla, não chegou a cair. A Defesa Civil está em alerta. A orientação é ligar para o telefone 193 em caso de emergência” – reforça o assessor André Aquino.

BANDARRA

De acordo com o Projeto Tudo Sobre Plantas, a enciclopédia botânica do Banco de Plantas Notáveis do Brasil, o guapuruvu (schizolobium parahyba), conhecido como Bandarra, é uma árvore da família das fabáceas, notável pela velocidade de crescimento que pode atingir 3 metros por ano.

A árvore atinge rapidamente boa altura, porém tem galhos frágeis que se quebram facilmente em ventanias. Em geral a árvore adulta morre após algumas dezenas de anos –40 a 50 anos.

Leia também:   Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here