O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) ainda não tem nenhuma determinação em relação à proibição de venda ou consumo de bebida alcoólica, a chamada lei seca, nas eleições deste domingo (7). A informação é da Assessoria de Imprensa do TRE-ES, afirmando que a orientação é para que o eleitor faça um voto consciente. Conforme o TRE, como nas duas últimas eleições não houve decretação de lei seca, a tendência é que neste ano também não haja a proibição.

De acordo com o Tribunal, nas eleições municipais, o juiz eleitoral tem uma autonomia maior para decretar ou não, “dependendo de caso a caso”, a lei seca. Os critérios para a proibição da venda ou consumo de bebida alcoólica durante a votação são analisados por cada juiz eleitoral. O TRE lembra ainda que neste ano foi feito um acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, envolvendo também a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral, por meio do Núcleo de Combate aos Crimes e Corrupção Eleitoral (Nucoe), com o objetivo de aumentar a segurança nos locais de votação e coibir crimes eleitorais.

Leia também:   PRF apreende 10 toneladas de pescado sem nota fiscal em São Mateus

SÃO MATEUS

A chefe do Cartório Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de São Mateus, Fernanda Santiago, afirmou que os servidores da Justiça Eleitoral realizam os últimos preparativos de logística para a votação de domingo. Ela lembrou que no dia da votação, no domingo, o cartório abre a partir das 6h e o objetivo é tirar as últimas dúvidas dos eleitores. Fernanda disse que, entre voluntários e convocados, neste ano serão mais de 1.000 mesários e auxiliares atuando nas eleições. A servidora destaca ainda que a Justiça Eleitoral disponibiliza o telefone 0800.001.2018 para o eleitor tirar dúvidas e consultar o número do Título de Eleitor, o endereço da seção eleitoral onde vota, como fazer para justificar o voto e como votar na urna eletrônica.

São Mateus–ES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here