O trabalho de guarda-vidas em São Mateus foi desafiado pela quantidade de turistas e banhistas locais que lotaram as praias mateenses, principalmente em Guriri. Coordenador da equipe de guarda-vidas da Prefeitura de São Mateus, Carlos Henrique Pestana Barbosa, o Tutu, agradeceu o esforço dos profissionais. Ele detalhou que houve neste Verão, até o último levantamento do dia 16 de fevereiro, 295 resgates, sem nenhum óbito.

“Tinha multidão em São Mateus. Então foi um trabalho excelente, não tenho o que reclamar, só enaltecer esses guerreiros” – sustenta. Ele agradeceu ainda a parceria com o Corpo de Bombeiros.

O coordenador detalha que trabalham neste Verão 42 guarda-vidas, sendo 15 permanentes. Os demais ficam como reforço na alta temporada até o dia 29 de fevereiro. O trabalho é realizado em 10 pontos em Guriri, dois na Praia do Bosque e outros dois em Barra Nova e Uruçuquara.

Os serviços realizados pelos guarda-vidas e bombeiros levaram São Mateus a não registrar óbito durante a operação de verão.
Foto: Divulgação

Um desafio deste ano observado por Tutu foi a questão de águas- vivas, com 150 casos de pessoas que acabaram se acidentando com o animal marinho. Ele acrescenta que foram realizados ainda 62.263 atendimentos de prevenção, com orientações, incluindo sobre pontos com buraco no mar.

Leia também:   IPTU 2024 já pode ser pago, com vencimento da cota única em 29 de maio

Os guarda-vidas ainda foram acionados para 58 casos de crianças perdidas. Eles também fizeram 22 atendimentos pré-hospitalares, prestando serviços de primeiros socorros em pessoas que passaram mal, até a chegada da ambulância para serem encaminhadas ao hospital.

 

 Corpo de Bombeiros destaca trabalho de prevenção

Designado pela Assessoria de Comunicação a falar com a Reportagem, o aspirante a oficial Fernando Favalessa dos Santos destaca que é proposto às equipes de guarda-vidas o trabalho de prevenção e mitigação dos afogamentos.

Utilizando desse objetivo, com orientações junto aos banhistas, o militar destaca que foi conseguido durante a Operação Verão oferecer uma boa resposta à população, sem nenhum óbito registrado no período.

O aspirante detalha que a Operação Verão 2023/2024 pelo Corpo de Bombeiros começou em 26 de dezembro e encerrou domingo (18). Ele ressalta o fato de não ter sido registrado mortes no período. “Isso mostra a necessidade e a importância do trabalho do guarda-vidas no Município de São Mateus. De uma forma geral foi um serviço bem proveitoso” – afirma.

Leia também:   São Mateus regulamentará a política de educação especial, afirma Prefeitura

De acordo com o aspirante, os principais atendimento nas praias em São Mateus foram de resgate, crianças perdidas e de contato de pessoas com águas-vivas.

“O Corpo de Bombeiros atua desde antes da operação. somos os responsáveis pela capacitação desses guarda-vidas que vão oferecer esse serviço à população. A gente oferece o curso de formação dentro dos municípios da área da 1ª Companhia Independente” – frisa.

Dentro da operação, o aspirante explica que o Corpo de Bombeiros atua tanto na coordenação e fiscalização do efetivo de guarda-vidas dos municípios e também na resposta. “Seja na resposta com recurso operacional de resgate, seja na resposta na praia. A gente trabalha com a suplementação do serviço operacional com militares que vão atuar diretamente na praia, auxiliando o coordenador na fiscalização, como no resgate e outros atendimentos” – reforça.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here