O tempo deve permanecer chuvoso até sábado (10) em todo o Espírito Santo. A previsão é do Serviço de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Na noite deste domingo, moradores da divisa do Espírito Santo com Minas Gerais foram surpreendidos com volumosas chuvas. Na Cidade de Mantena, no lado mineiro da divisa, conforme dados da estação automática instalada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na sede do Saae, no Centro, choveu 113,3 milímetros num intervalo de 10 horas, equivalente a mais da metade do esperado para todo o mês de novembro.

Com os alagamentos, em uma rua de Mantena, um veículo ficou submerso. -Foto: Júnior de Oliveira/Divulgação

De acordo com o agente administrativo do Saae de Mantena Júnior Oliveira, com o grande volume de água, ruas ficaram alagadas e houve registro de prejuízos materiais. No entanto, conforme salientou, nenhuma família ficou desalojada. Em uma rua no Bairro Vila Nova, um veículo ficou submerso. Já em Barra de São Francisco, no lado capixaba da divisa, apesar do grande volume de chuva, não houve registros de transbordamento de rios, enchentes ou alagamentos, conforme detalhou a agente da Defesa Civil Silvana Xavier.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus
Na Cidade de Mantena, ruas ficaram alagadas e houve registro de prejuízos materiais. -Foto: Weber Andrade/Divulgação

Além de Barra de São Francisco que registrou 103mm de chuva entre domingo e esta segunda-feira (5), pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram grande volume de chuvas também em Ecoporanga (67mm), Água Doce do Norte (42mm na Cidade, 56mm em Santa Luzia do Azul e 54mm em Bom Destino), Mantenópolis (49mm), no Espírito Santo, e em Itabirinha (79mm), em Minas Gerais.

Segundo a Defesa Civil de Nova Venécia, não havia, até 15h desta segunda, nenhum alerta do órgão de Barra de São Francisco, ou da Defesa Civil Estadual, sobre possibilidade de enchentes.

Já em Barra de São Francisco, apesar do grande volume de chuva, não houve registros de transbordamento de rios, enchentes ou alagamentos. -Foto: Weber Andrade/Divulgação

TEMPO

O Incaper prevê tempo instável, com possibilidade de chuva ocasional e algumas aberturas de Sol, entre muitas nuvens, até sábado. A temperatura segue amena em todo o Estado. De acordo com o Instituto, o tempo chuvoso é provocado pelo avanço de uma frente fria pelo Sudeste.

NOVEMBRO

Novembro é o segundo mês mais chuvoso do ano no Espírito Santo, de acordo com a série histórica, sendo menos úmido que dezembro, apenas. Porém, segundo o Incaper, este mês deve ser mais quente e menos chuvoso que o normal. Com isso, existe probabilidade de 70% de chuva abaixo do normal e de 20% de probabilidade de chuva dentro do normal. “A probabilidade de chuva acima do normal não ultrapassou os 10% na metodologia utilizada. As temperaturas médias devem ficar acima do normal (probabilidade de 75%) em todo o Estado durante o mês” – afirma o Instituto.

Leia também:   Time da Aroeira vence torneio no Bairro Porto

São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco (ES) e Mantena (MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here