A maior de todas as conquistas recentes de São Mateus e região é representada pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). “Uma mobilização comunitária enorme, de ampla participação social e política, que uniu todo o povo de São Mateus e dos municípios vizinhos, para que se conseguisse a instalação do Ceunes”, ressalta o diretor-geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro.

O jornalista recorda que, desde 1984, a TC começou a provocar a discussão sobre a necessidade de criação de uma faculdade para oferecer cursos superiores aos jovens da região. “Mas foi em 1989, logo após a promulgação da nova Constituição Federal, que determinou a interiorização das universidades federais, é que esse movimento ganha corpo e é construída uma mobilização popular, que resulta em 1990 na criação da Coordenação de Estudos Universitários, a Ceunes”, lembra.

Márcio lembra que, com o boicote que impediu a consolidação da Coordenação e o fechamento gradativo de quatro dos cinco cursos de licenciatura, um novo movimento nasceu. “A partir de 2003, muda a conjuntura política nacional com a posse do presidente Lula e uma fervorosa mobilização popular se inicia em São Mateus buscando a criação da Universidade Federal do Norte do Espírito Santo. Reuniões plenárias, listas de abaixo-assinado, atos públicos, caminhadas e passeios ciclísticos vão se sucedendo para mobilizar a sociedade regional e os governantes municipais, estaduais e federais. Todos os prefeitos da região se uniram em torno da reivindicação de criação da nova universidade com sede em São Mateus, reconhecendo a importância da Rainha do Cricaré” – destaca Márcio.

Leia também:   Adolescentes são flagrados com moto roubada em São Mateus
Pela participação proativa da TC na luta pela Universidade Federal Norte do Espírito Santo, o diretor-geral Márcio Castro e o então diretor de Redação Antonio de Castro receberam homenagens de dirigentes do Ceunes (Centro) e de ex-alunos da Ceunes (Coordenação), engajados na mesma causa.

O diretor da Rede TC salienta que a luta, com belíssima participação comunitária, ainda continua. “Não conseguimos ainda a criação da Universidade Federal do Norte do Espírito Santo, mas foi conquistado o Ceunes. Ainda vinculado à Ufes, mas constituído agora como o maior dos 11 centros universitários que compõem a estrutura da Universidade. Representa uma tremenda conquista para o norte capixaba, com milhares de estudantes universitários, trazendo conhecimento tecnológico para nossa região, desenvolvendo pesquisas e cursos de mestrados. Os impactos econômicos e sociais estão aí, visíveis”.

O Ceunes é hoje o maior centro da Universidade Federal do Espírito Santo.
-Foto: AltisDrone

A luta pioneira pelo Ifes

Na educação, outra vitória histórica com a participação da Tribuna do Cricaré foi a revogação da lei que proibia a criação de novas escolas técnicas federais, hoje chamados de institutos federais de educação. “Foi a partir de mobilização de São Mateus que essa lei foi revogada. O projeto de lei nascido da reivindicação de São Mateus foi levado ao Congresso Nacional e então aprovado, o presidente Lula sancionou e a partir daí criaram-se inúmeras escolas técnicas federais no Espírito Santo e no Brasil. Em nossa região, foram contemplados com Ifes os municípios de São Mateus, Nova Venécia, Montanha, Pedro Canário e Barra de São Francisco” – recorda Márcio Castro.

Leia também:   Ocupantes de moto morrem em acidente em São Mateus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here