Estudantes ou profissionais formados que tiverem interesse em atuar como voluntários do Centro Tamar na Ilha de Guriri podem se inscrever até o dia 15. As inscrições foram abertas no dia 29 de fevereiro. Ao todo são ofertadas 15 vagas, conforme detalha a assessoria do Tamar.

“O voluntariado será exercido pelo período de um ano, com carga horária quatro horas semanais. Os interessados devem estar cursando ou terem graduação, ou cursos técnicos em uma das seguintes áreas: Biologia, Oceanografia, Veterinária, Engenharia Ambiental, Ecologia, Educação, Turismo ou Comunicação Social” – detalha o Centro.

“Ideal que tenham exercido trabalhos ou pesquisas em bases do Centro Tamar, em instituições de monitoramento, manejo e pesquisa de tartarugas marinhas, na Ufes –com biodiversidade marinha–, ou em algum programa de monitoramento de praias; e estejam cursando ou tenham finalizado o ensino médio na rede pública ou particular de São Mateus ou Conceição da Barra e residam em um desses dois municípios” – frisa.

Leia também:   Festival do Caranguejo apresenta palestras, shows e degustação neste fim de semana em Campo Grande
Voluntários da Base Avançada do Centro Tamar em Guriri com a gestora e analista ambiental Kelly Bonach.
Foto: Divulgação

O Centro explica ainda que as entrevistas com os candidatos acontecem nos dias 18 a 23 e a apresentação do resultado será no dia 25. Os selecionados começam a atuar na base a partir de 2 de abril.

“Os voluntários que serão selecionados vão somar à equipe já existente atualmente, auxiliando nas ações de educação ambiental e sensibilização ambiental junto à comunidade local, além de cuidar da nossa comunicação com o público, por meio do Instagram @centrotamarguriri” – explica a analista ambiental e gestora da Base Kelly Bonach.

 

Atividades desenvolvidas pelos voluntários

 

Entre os objetivos do processo seletivo estão auxiliar no planejamento, organização e execução de eventos periódicos de visitação, educação ambiental, sensibilização e interface com o público, dentro e fora da Base; na criação, produção e manutenção de materiais voltados a essas atividades de educação ambiental e de visitação; na criação de artes e publicações destinadas à comunicação com o público.

A equipe de 15 selecionados ajudará, ainda, na elaboração, produção e execução de apresentações, vídeos, materiais técnicos, lúdicos, teatros, dinâmicas educativas relacionadas à educação ambiental e visitação pública; na elaboração e execução de projetos técnicos e relatórios; na elaboração e participação em projetos de pesquisa e monitoramento nas áreas de desovas de tartarugas marinhas; na participação em eventos e articulações socioambientais nas regiões próximas às áreas de desovas de tartarugas marinhas; e participação em eventos públicos relativos à conservação do bioma costeiro-marinho.

Leia também:   Escola do Sesc São Mateus faz evento literário neste sábado

O candidato deve fazer o cadastro como voluntário na página do ICMBio, no link Seja um Voluntário e optar pela chamada 001/2024 CENTRO TAMAR ICMBio. Ideal que anexem o currículo à ficha de inscrição ou encaminhem e-mail para: [email protected] ou mensagem de texto para WhatsApp: (71) 8188.9409.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here