Espetáculo que encantou mateenses e turistas em Guriri, a Superlua de domingo (9) é apenas mais um dos fenômenos astronômicos que acontecem neste ano. O calendário prevê eclipses tanto solares quanto lunares, conjunções e oposições planetárias, chuvas de meteoros e a ocultação de Marte, uma espécie de eclipse, na qual a Lua passará na frente do Planeta Vermelho.

Ao anoitecer desta segunda-feira (10), ainda a uma distância inferior a 370 mil quilômetros da Terra, a Lua brilhava com muita intensidade logo após a saída no horizonte, conforme imagem registrada por volta das 19h50, com vista parcial de uma das passarelas de acesso à Praia de Guriri. -Foto: Alexandre Castro/TC Digital

A Lua passou pelo ponto mais próximo de sua órbita ao redor do planeta Terra na madrugada de sábado para domingo. O satélite natural apareceu no céu em sua fase mais brilhante no fenômeno conhecido como Lua de Neve. Ao anoitecer desta segunda-feira (10), ainda a uma distância inferior a 370 mil quilômetros da Terra (366.107km), a Lua brilhava com muita intensidade logo após a saída no horizonte, conforme imagem registrada por volta das 19h50, com vista parcial de uma das passarelas de acesso à Praia de Guriri.
Segundo o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Marcelo Schappo, a distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros. “No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade”, detalha.

Leia também:   Polícia Militar apreende cocaína e crack em São Mateus

ECLIPSE LUNAR PENUMBRAL
Outro evento destacado por Schappo é o eclipse lunar penumbral que ocorrerá em 5 de junho. Esse não será visível no Brasil, mas exatamente um mês depois, no dia 5 de julho, está previsto outro eclipse lunar penumbral e esse poderá ser visto no País.
Outro eclipse penumbral está previsto para o dia 30 de novembro. “No Brasil, só veremos a parte inicial desse eclipse, porque a Lua estará se pondo quando ele começar” – explica. (Agência Brasil).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here