Sob o clima de Natal e das outras festas de final de ano, temáticas de valor social marcam as datas em todo o mundo. Pelo menos um assunto toca fundo em cada um: solidariedade.

O dia 20 de dezembro é internacional da solidariedade humana, tema que não deve ficar restrito ao espírito natalino, mas que costumeiramente se aflora em meio a sentimentos decembrinos.
Diante de crises humanas, econômicas e sociais, forças de salvação atendem por nomes de organizações da sociedade civil ou mesmo de iniciativas isoladas e partem de lideranças de comunidades por um mundo menos difícil de se viver.

A intensa solidariedade naqueles piores dias da pandemia de covid-19, como a confecção e distribuição gratuita de máscaras, por exemplo, por um grupo de amigos de Guriri, ficarão marcadas na história de São Mateus.

Pessoas que se reinventaram para chegar a diferentes públicos com alimentos, roupas e atendimento médico. Aliás, durante a pandemia, cresceram em 40% as iniciativas sociais lideradas por mulheres, conforme atestam pesquisas.
O período da pandemia gerou uma onda de solidariedade com criatividade que se estende e se observa neste período natalino.

Em São Mateus, são inúmeros os exemplos de pessoas que se doam para ajudar o próximo, seja com pequenas atitudes, como alimentar o cachorro do vizinho quando a família está desalojada por conta das chuvas, ou mesmo levar uma doação a um ponto de coleta. Tem também aqueles que, além de doarem, incentivam outras pessoas a fazerem o mesmo.

E assim, o Natal deste ano se torna cada vez mais solidário.

 

Em São Mateus, são inúmeros os exemplos de pessoas que se doam para ajudar o próximo. (Foto de divulgação)

Doar é um ato de amor

São Mateus – Praticar o bem e tornar este Natal especial para muitas famílias é o sentimento comum em quem realiza doações. Este ano, mais do que em qualquer outro, promover um Natal solidário pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Um dos motivos é que as chuvas intensas que caem na região desde novembro afetaram drasticamente inúmeras famílias. Algumas perderam tudo dentro de casa e milhares de pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

Considerando isso, como não voltar os olhos a quem tanto precisa, especialmente em uma época que inspira amor, compreensão, respeito e cuidado com o próximo?

SAMA FLA
Existem diversas maneiras de proporcionar um Natal solidário. Por exemplo, torcedores flamenguistas de São Mateus estão realizando a Campanha de Natal da Embaixada Sama Fla. São vários pontos de arrecadação de alimentos que serão distribuídos a famílias que necessitam no Município.

Todo ano os torcedores realizam esta campanha. No entanto, neste ano, ela é reforçada por conta da atual situação de emergência que passam várias famílias.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here