O Sítio Histórico Porto de São Mateus recebe nesta semana a programação do Projeto Cultura Cidadã Culminância, com mostras e apresentações de 26 projetos culturais selecionados e premiados através do Edital 004/2022 Chamada Pública, da Secretaria Municipal de Cultura. O encerramento é neste sábado (28).

Conforme detalha a Secretaria Municipal de Comunicação, as mostras e apresentações –condicionantes previstas no Edital–, “são uma vitrine fiel do que vem sendo executado de melhor pelos fazedores de cultura e agitadores culturais do Município”.

Os eixos distintos –de Pesquisa, Acervo e Memória, de Formação e de Difusão– permitem a degustação de produtos culturais múltiplos e diversos.

Viabilizada pelo prefeito Daniel Santana, a parceria que permitiu o aporte de recursos foi, no entender da secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina, “fundamental para o desenvolvimento do trabalho de muitos artistas mateenses, contribuindo para o desenvolvimento cultural e gerando ocupação e oportunidades. É um marco histórico para o Município, iniciando uma nova fase das políticas públicas para o setor”.

Do artesanato à contação de histórias, do teatro à pintura, a variedade das produções, patrocinadas pela Secretaria de Cultura, promete agradar aos mais diversos públicos.

 

PROGRAMAÇÃO

As atividades deste sábado iniciam às 9h com a apresentação do vídeo Acelera São Mateus, produzido por Camila Honório. Em seguida tem apresentação de capoeira e dança do Centro Social Reconstruindo a Vida. Às 10h acontece roda de conversa com o Reis de Boi Mestre Paixão.

À tarde, tem Cordel dos Guerreiros Quilombolas com César Domiciano, às 15h. Na sequência, Varanda Boa com Capura Raça. Às 16h acontece a mostra de vídeo da 1ª Batalha do Coreto com Mayara Rodrigues. O dramaturgo Oscar Ferreira apresenta o projeto Forja Formação de Jovens Artistas às 16h30. E às 17h acontece o Voroçando ao Toque do Tambor com o Quilombo São Cristóvão. O encerramento será com apresentação da centenária Lira Mateense.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here