Diretor do Sindicato dos Petroleiros no Espírito Santo (Sindipetro-ES), Reinaldo Alves de Oliveira disse que os atos durante a greve da categoria estão sendo estudados e serão definidos a partir de estratégias elaboradas em nível nacional. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) comunicaram terça-feira (22), à Petrobras, que a greve inicia a partir de 0h de sábado (26). A mobilização foi aprovada em assembleias que rejeitaram proposta de acordo coletivo mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“Nós rejeitamos a proposta em nível nacional, e foram feitas críticas a alguns pontos para que a Petrobras aceitasse, ou voltasse a negociação”, disse Reinaldo. O sindicalista frisa que seis reivindicações foram manifestadas em relação à proposta de acordo coletivo.

“Estamos aguardando o posicionamento. Como temos que avisar a greve 72 horas antes, já estamos notificando a empresa, notificando ao Ministério Público do Trabalho, que, caso não tenha uma resposta positiva da empresa de continuar a negociação ou aprovar os pontos que colocamos, entramos em greve na noite de sexta-feira para sábado, a zero hora” – comentou o sindicalista.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

De acordo com ele, a categoria reivindica o seguinte: que a vigência do acordo coletivo continue sendo de dois anos, e não de apenas um ano como foi proposto; especificar de forma detalhada como funcionará o banco de horas, negociando os pontos que os servidores divergirem; um prazo maior definido pelos sindicatos locais para implementar o turno de 12 horas, na qual foi proposto a partir de novembro; reajuste do valor de plano de saúde de acordo com o que foi proposto no reajuste salarial, de 70% da inflação; manter a promoção automática de pleno para sênior, que a empresa propôs acabar; a empresa encaminhar a proposta detalhada em minuta, como em anos anteriores.

A Rede TC procurou a Petrobras para posicionamento em relação à greve dos petroleiros. A Gerência de Imprensa pediu que a demanda fosse enviada por e-mail, mas não houve resposta até o fechamento desta página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here