O Município de São Mateus e todo o norte do Estado vive uma revolução na saúde. A afirmação é compartilhada pelos secretários estaduais Ricardo de Oliveira (Saúde) e Paulo Roberto Ferreira (Agricultura), que cumpriram agendas no Município nesta segunda-feira (17). Pela manhã, eles estiveram no novo pronto-socorro do Hospital Roberto Silvares, que já está funcionando no prédio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no Bairro Carapina. Na oportunidade, Ricardo de Oliveira, que foi recebido pelo prefeito Daniel Santana, citou outros investimentos já realizados e anunciou a determinação do governador Paulo Hartung de ampliar o Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus.

O secretário destacou investimentos como a implantação da Rede Cuidar em Nova Venécia, das obras de ampliação do Hospital Maternidade São Mateus e, agora, da estadualização da UPA, além da contratualização de serviços cardiovasculares do Hospital Meridional. Segundo ele, com a estadualização da UPA, o Hospital Roberto Silvares passa a contar com 320 leitos. Antes eram 240, sendo abertos mais 32 leitos no HRS, além dos 48 no novo pronto-socorro.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Ricardo de Oliveira explica que o prazo de mais de dois meses, entre a assinatura da estadualização, em julho, até esta segunda-feira, quando o serviço foi oficialmente assumido, deve-se aos trâmites burocráticos de contratação de 147 profissionais, compra de equipamentos e adaptação do espaço. Ele frisa que nenhuma porta de entrada de pacientes ao SUS foi fechada no Estado, sendo que o hospital continua a receber os pacientes de urgência e emergência.

Paulo Roberto explicou a ausência do governador Paulo Hartung em decorrência do sepultamento do corpo do ex-governador Albuíno Azeredo, ocorrido na manhã desta segunda-feira (17), em Vitória. Ele destacou que os investimentos representam “uma revolução no acesso aos serviços de saúde na região”. Paulo Roberto lembrou ainda da ameaça que havia de fechamento do Hospital Maternidade.

De acordo com Paulo Roberto, o governador Paulo Hartung tem agenda em São Mateus na sexta-feira (21), onde deve visitar obras, participar da missa solene do Padroeiro do Município e entregar duas ambulâncias semi-UTI para o Hospital Roberto Silvares.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

CRE
Subsecretário estadual de Saúde, Fabiano Marily detalhou como será feita a ampliação do Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, cujo projeto já está sendo elaborado na Superintendência Regional de Saúde. Conforme disse, a Rede Cuidar em Nova Venécia manterá todas as linhas de cuidados crônicos.

Em São Mateus, será ampliado o número de especialidades soltas, como cardiologia, nefrologia. Ele acrescenta que serão realizados ainda mutirões no norte do Estado para eliminar, até dezembro, a fila atual por cirurgias eletivas e exames.

MATERNIDADE
Antes da cerimônia no novo pronto-socorro do Hospital Roberto Silvares, a comitiva visitou as obras de ampliação do Hospital Maternidade São Mateus, que tem investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 3,7 milhões. A comitiva foi recebida pela diretora administrativa Dulce Marculano e pela coordenadora Lia Lozer, que relataram a perspectiva de inauguração da obra em outubro de 2019, com a unidade tornando-se referência em parto de alto risco para 14 municípios do norte capixaba. O secretário Ricardo Oliveira disse que o número de partos passará de 1.740 para cerca de 4.300 anuais, sendo 1.000 de alto risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here