A senadora Rose de Freitas, candidata à reeleição, foi homenageada na noite desta segunda-feira (29), em Vitória, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Estiveram presentes pró-reitores, diretores, professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O reitor da instituição, Jadir Pela, e o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, conduziram a homenagem.

Claudio Alex disse que a senadora “enfrentou muitos caciques para reverter a queda de investimentos para os institutos federais”. “A senhora comprou briga a ponto da gente conseguir a recomposição do Orçamento no Congresso, durante sua liderança na Comissão Mista. A educação está na essência do seu trabalho. É pilar fundamental”, falou ele, lembrando que o Ifes enfrentou um amargo corte de repasses que chegou a 7,2%.

Na luta em Brasília, Rose garantiu recursos para a construção dos campi do Ifes em Presidente Kennedy, Laranja da Terra e Pedro Canário, todos já confirmados pelo Ministério da Educação.

Foto: Divulgação

Ela também propôs, no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, como meta a ser cumprida pelo Governo Federal, na execução do Orçamento do próximo ano, a expansão, reestruturação e modernização das instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, o que inclui o IFES capixaba.

Rose ficou meses à frente da Comissão Mista de Orçamento. “Quando eu olhava para os cortes que chegavam, não via nenhuma justificativa para tirar recursos de áreas importantíssimas como a educação. Agora, vão mandar de novo o corte pelo Orçamento. E não vão conseguir”, prosseguiu.

A senadora quer aumentar a oferta de vagas para os estudantes de regiões desassistidas de ensino técnico profissionalizante. Para isso, ela propôs incluir, no anexo de metas e prioridades da LDO 2023, a expansão da escola para assegurar os investimentos necessários à instituição. O Ifes possui cerca de 24 mil alunos, 2.422 servidores entre professores e técnico-administrativos atuando no IFES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here