Para evitar contaminação e disseminação do novo coronavírus no sistema prisional, a Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) determinou a suspensão das visitas aos detentos, bem como o trabalho externo dos apenados a partir desta quarta-feira (1°).

A decisão leva em consideração o aumento dos casos da doença no Espírito Santo. O subsecretário do sistema prisional, Alessandro Ferreira, destaca que a medida busca diminuir os riscos de contaminação dos internos e dos familiares com a contaminação comunitária, assegurando a saúde de todos envolvidos no sistema prisional.

“Seguindo as diretrizes do Governo do Estado, fomos tomando medidas responsáveis e graduais. Primeiramente, restringimos o número de visitantes, seguido pela suspensão de algumas atividades laborais. O presente momento, de transmissão comunitária, demanda ainda mais cuidados pela saúde dos presos, dos visitantes e da nossa equipe. Queremos reforçar que essa é uma medida temporária e proativa, considerando que não temos caso suspeito ou confirmado da doença no sistema prisional” – ressalta o subsecretário.

“Os familiares que, nesse período, precisarem de alguma informação podem entrar em contato via e-mail com a unidade prisional. A lista com os endereços eletrônicos de todas as unidades prisionais está disponível em: https://sejus.es.gov.br/unidades-prisionais” – orienta a assessoria da Sejus.

PRESOS TRABALHADORES

A Secretaria de Justiça decidiu também suspender as atividades laborais de presos trabalhadores externos. De acordo com a Sejus, a decisão foi tomada “considerando que estes atuam fora das unidades prisionais e transitam nas ruas diariamente, podendo contrair o novo coronavírus e não apresentarem sintomas, o que se torna um risco para todo o sistema”.

Outras medidas também foram estabelecidas pela prevenção da doença. Dentro das unidades prisionais, a limpeza foi reforçada e servidores receberam orientações sobre o novo coronavírus, além de medidas de prevenção. “Os internos de diversas unidades também participaram de palestras de conscientização e receberam instruções sobre a doença, cuidados e prevenção”.

SAÚDE

A Sejus reitera que conta com a oferta de serviços de saúde de atenção básica em todas as unidades prisionais e “todos os casos registrados passam por avaliação clínica, com a realização de exames laboratoriais e o devido encaminhamento aos centros de referência, quando necessário”.

A Sejus reitera que as equipes de saúde que atuam no sistema prisional receberam treinamento sobre a especificidade da covid-19 e como proceder em casos suspeitos. “Celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here