Por

Wellington Prado

Repórter

Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador relata que nos próximos dias deve ser definida a logística para a testagem em massa de covid-19 nas escolas de São Mateus. O Município é um dos que aderiram à medida do Governo do Estado, voltadas aos estudantes e profissionais das redes de ensino estadual e municipais.

A orientação é que todos os estudantes ou profissionais, mesmo os assintomáticos, façam o teste de detecção da doença. Os casos confirmados deverão ser isolados imediatamente evitando-se assim o contágio no ambiente escolar.

Henrique Follador frisa que participa de reuniões nesta quarta e quinta-feira com profissionais da Vigilância Epidemiológica do Município e com representantes da Secretaria Estadual da Saúde para definir as estratégias da testagem em massa em São Mateus.

Ao anunciar a testagem em massa nas escolas do Espírito Santo, o secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes disse que o teste a ser utilizado é o RT-PCR, que utiliza uma espécie de cotonete para coleta de material biológico.

Leia também:   PRÊMIO TC EMPRESARIAL SÃO MATEUS 2024: “Precisamos manter o nosso foco na valorização dos atores locais”, afirma Márcio Castro

A Sesa acrescenta que a testagem será coordenada pelas superintendências regionais de Saúde, com possibilidade de realização de 10 mil testes semanais. Acrescenta ainda que o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) tem capacidade atual para realizar em média 125 mil testes por mês, o que permite adotar a estratégia de testagem em massa nas escolas nesta retomada das aulas presenciais.

 

Para Follador, vacinação é responsável pela queda de novos casos e mortes

 

São Mateus – Para o secretário Henrique Follador, a vacinação é o fator principal para a redução dos novos casos e de óbitos por covid-19 em São Mateus. De maio para junho, houve uma queda de 47,2% de novos casos e de 43,3% de novos óbitos.

Sendo assim, o secretário acredita que a tendência é de que a redução seja ainda maior no mês de agosto. Ele ressalta que nesta terça-feira o Município avançou na aplicação de doses por faixa etária, chegando a pessoas com mais de 29 anos. O secretário adianta que, com a chegada de mais doses, a Secretaria Municipal de Saúde definirá outro cronograma avançando ainda mais na vacinação por faixa etária.

Leia também:   Mutirão da manutenção da Prefeitura chega ao Bairro Carapina

 

Portaria define regras para testagem no Espírito Santo

 

Vitória – Em portaria do 29 de julho, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, definiu que a testagem para identificação de infecção pelo SARS-CoV-2 no Espírito Santo adotará exclusivamente o método RT-PCR ou pesquisa de antígeno (teste rápido), ficando expressamente contraindicada a utilização de testes sorológicos ou de outras metodologias para diagnósticos de covid-19.

Além disso, as pessoas sintomáticas testadas negativas por pesquisa de antígeno (teste rápido) deverão repetir a testagem pelo método RT-PCR. Assim como o RT-PCR, o teste por pesquisa de antígeno utiliza uma espécie de cotonete, que é introduzido no nariz até a região da nasofaringe.

 

Doto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here