Secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas destacou que não houve homicídio relacionado ao Carnaval 2024 no Espírito Santo. No geral, entre às 8h da sexta-feira (9) até quarta-feira (14) ocorreram 15 assassinatos no Estado, nenhum nos festejos carnavalescos.

Durante apresentação do balanço da Operação Carnaval, nesta quinta-feira (15), o secretário Eugênio Ricas frisou que o número de 15 homicídios é o segundo menor da série histórica iniciada em 2001, sendo superado apenas pelo carnaval de 2022, quando foram 14.

O secretário agradeceu aos policiais militares, civis e científicos, além de bombeiros e todo o corpo da Secretaria da Segurança que trabalharam na operação. “O trabalho conjunto e dedicado permitiu que tivéssemos uma redução no número de homicídios em relação a 2023. Tivemos ainda o apoio importante do Notaer e alcançamos um bom resultado, devido ao planejamento e integração” – afirmou.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social afirma que os bailes clandestinos conhecidos popularmente como Bailes Mandela e os tumultos em local de folia se mostraram um desafio, exigindo ações de dispersão com uso de equipamentos menos letais. No período do Carnaval foram registrados 12 bailes mandela, todo na Grande Vitória. Tumultos em locais de folia oficiais foram 10, sendo quatro deles em Guriri. O secretário frisa, de forma geral, que esses casos estão relacionados há situações de pessoas ultrapassarem o horário autorizado para a folia, som alto, e práticas de crimes.

Leia também:   Adolescente que confessou assassinato de mulher é morto a tiros em Água Doce do Norte

O Carnaval também teve atuação importante do Cerco Inteligente do Estado, que contribuiu para a recuperação de 17 veículos no período.

Três vítimas fatais de afogamento

A Secretaria Estadual da Segurança Pública relata que o Espírito Santo registrou 39 ocorrências de afogamentos atendidas pelo Corpo de Bombeiros durante o Carnaval. Três delas resultaram em vítimas fatais: um médico de 72 anos em Marataízes, uma criança de dois anos em Vila Pavão e um homem de 35 anos em Ponto Belo.

Com relação à violência nas estradas, o Espírito Santo registrou redução. No Carnaval de 2024, foram 11 mortes em decorrência de acidentes de trânsito em todo o Estado. No feriado de Carnaval de 2023, foram 22 mortes no trânsito.

 

Foto: Sesp/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here