O número de casos de covid-19 “mais que dobrou nos últimos dias”, conforme afirma o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador. Os dados podem ser confirmados pelos números apresentados nesta segunda-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no Painel Covid-19 do Espírito Santo.

Diante do aumento da quantidade de casos diários e pela grande procura por testes nas unidades de saúde de São Mateus, Follador disse que está providenciando para os próximos dias dois pontos de testagem na Cidade. Um será instalado na Praça Mesquita Neto, a Praça da Rodoviária, no Centro. E a outra em Guriri, defronte à Capelinha.

Segundo ele, todas as unidades de saúde do Município já realizam testes de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O pronto atendimento (US-3), ao lado do Saae, atende aos finais de semana e os testes rápidos ainda podem ser agendados pelo site da Sesa.

Follador reforça que o Município vem adotando todas as medidas preventivas, como orientações à população, testagem rápida e vacinação. Desse modo, ele entende que o aumento de casos se deve a um relaxamento da própria população em relação aos cuidados com a transmissão e ao cumprimento dos protocolos sanitários.

Leia também:   GURIRI ROAD FEST: Encontro dos motociclistas começa nesta quinta com show de rock em Guriri

“As pessoas estão banalizando os mecanismos de proteção e se expondo desnecessariamente. A consequência é que estamos vivendo agora: um alto número de infectados. A confirmação de casos mais que dobrou” – frisa.

Em relação a óbitos, o secretário destaca que o Município tem observado uma diminuição gradativa na quantidade de mortes nos últimos meses, o que ele atribui à vacinação da população. “A vacinação diminui em 70% os riscos de agravamento da doença, não levando a internações e, consequentemente, a óbitos” – lembra.

 

VACINAÇÃO

Henrique Follador destaca ainda que o município tem se esforçado para cumprir as metas de vacinação estabelecidas pelo Governo do Estado. Ele lembra que São Mateus já imunizou 82,15% das pessoas adultas com o esquema vacinal completo (duas doses). A meta do Estado é de 80%.

Secretário de Saúde Henrique Follador destaca que São Mateus tem se esforçado para cumprir as metas de vacinação estabelecidas pelo Governo do Estado.
Foto: Divulgação

 

E, agora, se concentra na aplicação da primeira dose em 90% dos adolescentes com 12 anos ou mais (já alcançou 83,36%) e coma dose de reforço em 90% dos idosos com mais de 60 anos (já vacinou 78,4% nessa faixa etária com a terceira dose).

Leia também:   Em São Mateus, 71,82% dos quilombolas têm menos de 50 anos, aponta IBGE

 

 

Não vacinados são convocados a se imunizarem

 

São Mateus – O secretário de Saúde, Henrique Follador faz um alerta para as pessoas não vacinadas buscarem os serviços de saúde e se imunizarem contra a covid-19. De acordo com ele, as unidades estão enfrentando uma sobrecarga decorrente dos atendimentos de pacientes com síndrome gripal e de covid19. Por este motivo, afirma que está reforçando o contingente de pessoal “para enfrentar esse período de grandes notificações e confirmações de caso”.

O secretário frisa ainda que o paciente vacinado “pode ter um pouco mais de tranquilidade decorrente à imunização pela vacina, que impedirá o desenvolvimento de formas graves da doença”. No entanto, quem não se vacinou ou não teve o complemento do esquema vacinal, “deve estar alerta e buscar imediatamente os serviços de saúde”.

Follador orienta ainda que, em ambos os casos, de vacinados e não vacinados, em caso de desconforto, “vá aos serviços de saúde para testagem e avaliação clínica”.

A enfermeira Poliana dos Santos Cunha, que atua na US-3, orienta ainda que, quando aparecer dois ou mais sintomas, a pessoa deve buscar o serviço de saúde mais próximo. “Se a febre for persistente de mais de dois dias, quando alguém da família testar positivo, a pessoa deve ser testada também”, indica.

Leia também:   Prefeitura busca eliminar lixão irregular no acesso ao Bairro Cohab

Poliana destaca ainda a importância dos cuidados contra a transmissão da doença. “A orientação é quanto o uso de máscara, respeitar o distanciamento, usar álcool em gel, e também beber muita água e ingerir alimentos saudáveis” – complementa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here