Diante do cenário devastador para muitos pequenos negócios atingidos após as intensas chuvas no Espírito Santo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) dá início à campanha SOS Sebrae, que oferecerá ajuda financeira para empresários de municípios do Estado que tenham decreto de Situação de Emergência ou de Calamidade Pública vigentes. A previsão é que sejam aportados cerca de R$ 3 milhões em apoio às empresas capixabas.

“Com a campanha SOS Sebrae, nosso propósito é alcançar aqueles que mais sofreram com as chuvas e outras calamidades para ajudá-los a se reerguerem. Depois de uma análise de cada caso, vamos oferecer uma ajuda financeira de até R$ 10 mil, sendo R$ 2 mil de contrapartida do empresário, para a aquisição de bens que foram perdidos ou danificados, bem como uma consultoria gratuita de soluções gerenciais para socorrer esses empreendedores que tiveram prejuízos” – detalha o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.

Ele salienta que a iniciativa ajudará empresários nas regiões afetadas a retornarem à normalidade, priorizando fornecedores locais no processo. “Importante mobilizar associações empresariais locais para engajar pequenos negócios, como os de construção civil (pedreiros, pintores, eletricistas, serralheiros, marceneiros), de refrigeração e lojas de materiais de construção, por exemplo, para que atuem fornecendo serviços e produtos para empresas afetadas pela tragédia”.

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PRÉ-REQUISITOS

Para participar, o empresário deve, obrigatoriamente, apresentar CNPJ ativo no porte empresarial de Microempreendedor Individual (MEI), de Microempresa (ME) ou de Empresa de Pequeno Porte (EPP); a empresa precisa estar operando em município onde tenha sido decretada situação de emergência ou de calamidade pública e que esteja vigente quando da solicitação de atendimento no Sebrae/ES; ter sido impactado com perdas decorrentes de situação de emergência ou de calamidade pública; e ter disponibilidade para receber o consultor presencialmente no negócio onde ocorrerá o atendimento a clientes no município impactado.

Conforme detalha a Assessoria de Comunicação do Sebrae-ES, até agora, os municípios com declarações formais de decreto de situação de emergência ou calamidade pública são: São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, Aracruz, Cariacica, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, João Neiva, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Santa Leopoldina, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão e Vila Valério.

O valor do subsídio será de R$ 8 mil, sendo que o empresário precisa aplicar R$ 2 mil na mesma ação/investimento. O empresário pode ser atendido somente uma vez, obrigatoriamente durante o período de vigência do decreto de Situação de Emergência ou de Calamidade Pública.

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É importante salientar que o empresário será atendido pelo consultor credenciado do Sebrae/ES, que o auxiliará na priorização do item ou serviço a ser contratado ou adquirido. Só após essa consultoria é que a compra deverá ser realizada pelo cliente. A restituição ocorrerá em até 60 dias, após a apresentação da nota fiscal de compra ou prestação de serviços e sua validação.

O pequeno negócio que se enquadrar nos pré-requisitos pode buscar atendimento do Sebrae-ES pelo telefone 0800 870 0800, pelo portal do Sebrae na internet ou pessoalmente, em um dos nossos escritórios regionais. Em São Mateus, a Agência de Desenvolvimento Regional funciona na Av. Monsenhor Guilherme Schimitz, 817, Sernamby.

A Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae de São Mateus funciona na
Av. Monsenhor Guilherme Schimitz, no Bairro Sernamby. (Foto de divulgação)
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