Os sistemas público e privado de saúde de São Mateus estão mobilizados para enfrentar a ameaça do novo coronavírus. Quem garante é o secretário municipal de Saúde, Henrique Folador. Em entrevista à Rede TC na tarde desta terça-feira (3), acompanhado da enfermeira da Vigilância Epidemiológica Perla Brumatti, ele disse que as equipes receberam treinamentos e seguem os protocolos estipulados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), pelo Ministério da Saúde e também pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o secretário, até o momento não houve nenhum caso suspeito ou notificação, “nada”, sobre Covid-19 em São Mateus. Ele lembra que o único caso investigado no norte capixaba foi em Barra de São Francisco de um morador de Água Doce do Norte. Os exames deste caso investigado foram enviados para o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e descartado para o novo coronavírus.

O secretário de Saúde Henrique Folador e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Perla Brumatti enfatizam que o Município de São Mateus segue os protocolos estipulados pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela OMS para enfrentar o novo coronavírus. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Perla frisou que o Município possui uma estrutura montada para enfrentar essa ameaça, com as equipes –de unidades de saúde e hospitais público e particular, além de clínicas– integradas e trocando informações 24 horas por dia. Henrique Folador acrescenta que o risco da doença é global porque os deslocamentos em massa de pessoas são mais fáceis atualmente.

“Se alguém der entrada em qualquer unidade de São Mateus, numa unidade da Região dos Quilômetros ou no Meridional, a gente fica sabendo em tempo real e inicia toda uma mobilização para o atendimento”, destaca o secretário.

ESTADO

Mais duas amostras de pacientes que se enquadravam nos protocolos do Covid-19 foram recebidas pela Sesa e descartada a presença do novo coronavírus. Com isso, são contabilizados no Estado cinco casos suspeitos da doença, sendo todos os pacientes residentes na Grande Vitória.

CANAIS PARA INFORMAR SUSPEITAS

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza o telefone 9.9944.2810 e o e-mail [email protected] para tirar dúvidas da população e que serve também para que sejam informados casos suspeitos de coronavírus no Município.

A enfermeira Perla Brumatti adianta que o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS que, além de dados sobre a evolução dos casos no Brasil, também oferece um questionário para pré-diagnóstico da doença.

REFERÊNCIA

Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Conforme adiantou o secretário municipal de Saúde, Henrique Folador, o Governo do Estado transformou o Hospital Roberto Silvares (HRS) em referência no atendimento de casos suspeitos de coronavírus nos 14 municípios que integram a área da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus.

Além do HRS, também foram transformados em referência de atendimento o Hospital Sílvio Avidos, em Colatina, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Infantil, ambos filantrópicos, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado.

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, e o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, foram as duas primeiras unidades a serem transformadas em referência para atendimento em casos suspeitos de coronavírus no Estado.

LEIA MAIS: Quatro pessoas são monitoradas em São Mateus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here