Com ações formativas e performances por meio de oficinas e mostra artística, São Mateus recebe neste final de semana a sexta edição do UniversiEncontro de Dança Carioxaba, no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc). De acordo com o bailarino, coreógrafo e professor de dança Marcelo Oliveira, a programação começa nesta sexta-feira (4) e prossegue até sábado (5), inaugurando nesta edição a proposta de apresentações de trabalhos acadêmicos.

“O evento teve seu início em 2015, através da parceria realizada entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Belas Artes Projetos Culturais, além de inúmeros apoiadores que tornavam o evento possível. Com o passar dos anos, o evento cresceu tendo uma adesão cada vez maior, tanto de alunos e artistas da UFRJ quanto de mateenses interessados pelas oficinas e mostras artísticas” – explica Marcelo Oliveira, que é o idealizador da Belas Artes Projetos Culturais.

“A artista e coordenadora geral, Camila Honório, entre os objetivos pessoais, busca fomentar cada vez mais o cenário da pesquisa em Dança no Estado, entrelaçando os caminhos de artistas locais e convidados de outras regiões do Brasil” – explica o bailarino.

Leia também:   Aumento na procura faz preço do arroz subir em São Mateus

Segundo ele, neste ano o UniversiEncontro conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), tendo sido contemplado no Edital 014/2021 –Seleção de Projetos Setoriais de Dança (projeto de formação e pesquisa)–, com recursos do Fundo Estadual de Cultural, o Funcultura.

A primeira edição do UniversiEncontro de Dança Carioxaba foi realizada no Sítio Histórico Porto de São Mateus, assim como os encontros posteriores.
Foto: Divulgação

“As ações do evento são gratuitas e abertas ao público” – complementa.

 

PROGRAMAÇÃO DO UNIVERSIENCONTRO

 

Conforme a programação encaminhada à Rede TC de Comunicações pelo professor Marcelo Oliveira, a abertura terá a participação de estudantes do Ifes e oficinas de danças ministradas por Leneeton Oliveira, da Paraíba, Yuriê Perazzini, do Espírito Santo, e Guilherme Veras, de Minas Gerais. Em seguida, acontece a apresentação do espetáculo Entre-me e roda de conversa com o artista Marcelo Oliveira. À tarde acontece formação de professores com Felipe Salles, Maria Alice Mota e Muryell Dantie, do Rio de Janeiro.

Ainda na sexta-feira, à noite, tem o festival de dança integrado por estudantes da Univc, Belas Artes Projetos Culturais, Ifes e UFRJ, com direção artística de Camila Honório.

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

No sábado, a programação inicia com mesa aberta de Arte e Educação Inclusiva com Matheus Rocha. Em seguida acontece a apresentação de trabalhos acadêmicos e oficina de capacitação em dança. À tarde tem oficinas de forró com Guilherme Veras (MG), de circo com Matheus Rocha (ES), de danças populares com Leneeton Oliveira (PB), de danças urbanas com Yuriê Perazzini (ES), de dança contemporânea com Muryell Dantie (RJ), de danças sensuais com Bellas da Silveira (RJ), de escrita, tempo e criação com Maria Alice Mota (RJ) e de Stiletto com Felipe Sales (ES).

O UniversiEncontro será encerrado na noite de sábado com mostra artística, com inscritos e convidados.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here