Está em estudo a decretação da obrigatoriedade do uso de máscaras em São Mateus. Secretário de Saúde, Henrique Follador disse à Rede TC na manhã desta segunda-feira (27) que o prefeito Daniel Santana deve assinar o decreto ainda nesta semana.

Ele afirmou que, a princípio, o decreto deve ser no sentido de orientar o uso da máscara para a prevenção de contaminação do novo coronavírus. No entanto, ele afirma que, caso o Município evolua para a classificação de risco alto, o uso da máscara deverá ser obrigatório.

“Hoje São Mateus está com risco baixo e sem evoluir o número de casos por conta do trabalho que nós fizemos de contenção social. Mas se for o caso, o uso da máscara pode até se tornar obrigatório”.

MÁSCARAS

O secretário afirmou que a Prefeitura contratou 50.000 máscaras de pano de uma empresa mateense para serem distribuídas aos profissionais das unidades de saúde do Município e, também, de graça para a população.

DESINFECÇÃO

Henrique Follador acrescenta que o cronograma da desinfecção de área comercial no Centro e outras localidades no Município segue os parâmetros de nota técnica encaminhada pelo Governo do Estado. Ele lembra que na noite de sexta-feira (24), o serviço foi feito em pontos específicos da área comercial usando uma solução de hipoclorito de sódio diluído em água. No entanto, ele não deu detalhes de quando haverá nova descontaminação na Cidade.

Leia também:   PRF apreende 10 toneladas de pescado sem nota fiscal em São Mateus

ÁCIDO HIPOCLOROSO

O secretário sugere ainda que as pessoas utilizem a fórmula indicada pelo Conselho Federal de Química, que usa uma solução de 25ml de água sanitária diluída em 1 litro de água, para a desinfecção doméstica. Afirma que já faz uso da solução na casa dele. “Quem puder fazer, faça”, orienta.

São Mateus-ES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here