A Prefeitura de São Mateus inscreveu um projeto de requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus no Programa de Coinvestimento da Cultura Fundo a Fundo, da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

Conforme detalha a secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina, o objetivo é valorizar o patrimônio histórico e a cultura no Espírito Santo.

“Fizemos a inscrição e fomos uns dos primeiros. O projeto inscrito é o de requalificação urbana do Sitio Histórico Porto de São Mateus”, detalha a secretária.

De acordo com ela, em São Mateus, somente o Sítio Histórico é tombado pelo Estado e pôde ser inscrito no programa que vai distribuir, conforme o edital, R$ 30 milhões para reforma do patrimônio tombado capixaba.

Domingas ressalta que o Município “já fez sua parte” se inscrevendo dentro do prazo. “Agora, é aguardar o resultado. Colocamos a proposta e estamos na expectativa” – reforça.

O projeto inscrito pela Secretaria de Cultura de São Mateus já está pronto há alguns anos. Segundo Domingas Dealdina, ele contempla apenas as áreas urbanas do Sítio Histórico, sem incluir reformas do casario.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

 

Projeto urbanístico pretende

garantir acessibilidade

 

O projeto de requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus, inscrito no Edital da Secult pela Secretaria municipal de Cultura, visa garantir acessibilidade ao local com abrangência tanto da área de tombamento quanto a de vizinhança, segundo Domingas Dealdina.

A proposta é que o projeto comtemple os seguintes pontos: preservação da ambiência do Sítio Histórico tombado; pavimentação das vias públicas conciliando mobilidade, permeabilidade, facilidade de manutenção e preservação; recuperação e valorização dos espaços públicos, principalmente no Largo do Chafariz; além da ordenação e implantação de mobiliário urbano –bancos, lixeiras, balizadores, entre outros.

Também prevê a criação de passeios confortáveis e calçadas para a circulação de pedestres considerando a acessibilidade de pessoas de mobilidade reduzida incluindo idosos, crianças, deficientes físicos e outros. O projeto inclui tratamento adequado das escadarias, rampas e prioriza o desempenho das redes de drenagem pluviais.

Segundo Domingas, o projeto foi discutido e aprovado pela comunidade local. “Nele, consta ainda calçadão junto ao casario, restauro e funcionamento do chafariz, tratamento de nível do piso, substituição da pavimentação atual por piso de granito em placas, área delimitada para circulação de veículos, suporte de energia elétrica para feiras, retirada de postes e instalação de nova iluminação pública e continuidade da urbanização da orla do rio” – enfatiza.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

O conjunto de casarios do Sítio Histórico foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1976. Posteriormente, em 2010, por meio de resolução, foram regulamentadas as diretrizes para as intervenções dos espaços públicos, lotes e edificações, integrantes na Área de Proteção Cultural de São Mateus.

Foto: Divulgação
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here