Os idosos de 70 anos acima e pessoas imunossuprimidas começam a receber a dose de reforço da vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira (9). Inicialmente, a terceira dose será aplicada no público-alvo que tenha tomado a segunda dose de qualquer vacina há pelo menos seis meses.

As ações para a dose de reforço iniciam na Sociedade Santa Rita de Cassia (Lar dos Velhinhos), que foi o primeiro grupo contemplado com a vacinação no Município – em janeiro deste ano. A aplicação acontece nesta quinta-feira (09), das 8h às 10h.

A Igreja Assembleia de Deus (Boa Vista) também oferece a vacinação da dose de reforço., das 8h às 15h, além de continua com a aplicação da primeira dose para pessoas de 18 anos acima e segunda dose das vacinas Coronavac e Pfizer (prazo de 70 dias após a 1ª dose no cartão).

Outro ponto de vacinação nesta quinta é na unidade de saúde do Bairro Sernamby, das 16h15 às 19h30, mas voltado para a primeira dose de pessoas de 18 anos acima e de segunda dose da Pfizer.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, lembra que a maioria das pessoas acima dos 70 anos tomaram a vacina Coronavac, mas quem recebeu doses de outros imunizantes também serão contemplados com a dose de reforço.

“Posteriormente, com a chegada de mais vacinas enviadas pelo Governo Federal, a aplicação da dose de reforço deve avançar para a faixa etária de 60 anos e outras comorbidades”, garante.

Quem são as pessoas imunossuprimidas

De acordo com nota técnica da Sesa, pessoas imunossuprimidas, que estão no público-alvo de dose de reforço, são as seguintes: transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas que tenham doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente maior de 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou cicloformida; demais pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoa com neoplasias hematológicas.

Previsão de chegada de doses da AstraZeneca no dia 16

Leia também:   Jaguaré conquista título da Copa Prodnorte

A Secretaria Municipal de Saúde relata que a previsão é de que nova remessa de doses da AstraZeneca chegue no Espírito Santo dia 16 de setembro. “O Município continua aguardando as novas remessas da vacina AstraZeneca para dar continuidade na aplicação da 2ª dose do imunizante. Enquanto isso o Município segue vacinando com a 1ª dose o público acima dos 18 anos” acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here