A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta sexta-feira (8) a primeira reunião do grupo de trabalho criado para elaborar um plano de conservação de remanescentes da Mata Atlântica em São Mateus. Conforme destaca a Secretaria de Comunicação, o foco, neste primeiro momento, é preparar um diagnóstico da cobertura vegetal e um levantamento detalhado dos biomas remanescentes.

A reunião aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus e os trabalhos estrão sendo coordenados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada. O grupo de trabalho reúne ainda servidores da pasta, além da presidente da ONG Instituto de Defesa e Estudo dos Remanescentes da Mata Atlântica (Iderma), Talita Araújo Nogueira, a representante da ONG Meros do Brasil, Gabriela Andrade, e outras pessoas ligadas à área ambiental.

Ricardo Louzada destacou que o Município já possui uma grande área de conservação na região entre Barra Nova e Campo Grande, políticas públicas de distribuição de mudas e sementes e legislação municipal que estimula a preservação.

 

“O Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica é bem mais ambicioso, visa mobilizar a sociedade em torno do tema, demarcar áreas de mata, além de criar estratégias de recuperação e uso racional e sustentável dos recursos” – frisou.

Para Talita Araújo, a elaboração do plano é fundamental por ir de encontro com as discussões mundiais sobre clima. “Vai influir positivamente na questão hídrica do Município e, inclusive, apontar caminhos novos e mais sustentáveis para a economia municipal. É um projeto grande e sua articulação municipal está ligada a um movimento nacional, encabeçado pela Fundação SOS Mata Atlântica e financiado por diversas empresas, cujas atividades econômicas exigem contrapartidas ambientais” – observou.

 

Foto do destaque: Secom/PMSM-Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here