Por

Wellington Prado

Repórter

Seguindo nota técnico da Sesa, a Secretaria de Saúde de São Mateus também antecipou para esta terça-feira (4) o início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no município. A aplicação das vacinas é destinada a públicos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.

O secretário Henrique Follador destaca que 22 salas de vacinação receberam as doses para a vacinação. “Lembrando que já estamos fazendo a aplicação nos acamados e estamos com ações programadas para fazer nos hospitais nesta semana e no Centro de Detenção Provisória (CDP) semana que vem” – afirma.

Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Nunes Queiroz acrescenta que os grupos prioritários ou os respectivos responsáveis devem procurar as unidades de saúde. Ela frisa que que cada uma das salas tem programação de vacinação específica.

Ainda de acordo com Bruna, as unidades de saúde do Km 23, Km 29 e Nova Lima não estão com salas de vacinação disponíveis. Desta forma, a população das áreas destas unidades deve procurar as respectivas unidades mais próxima da residência.

 

US-3

Na Policlínica Municipal (US-3), no Bairro Boa Vista, a vacinação de Influenza é destinada apenas para adultos que façam parte dos grupos prioritários.

Leia também:   Comunidade de Fátima celebra Festa da Padroeira com Santa Missa, ofício e procissão a partir desta quinta-feira

No entanto, ressalta que está sendo preparada também uma programação de ações em comunidades para a aplicação de doses.

Bruna adianta que a Secretaria de Saúde recebeu 3.800 doses de vacina na segunda-feira. Essas doses foram distribuídas para as unidades de saúde nesta terça-feira, quando foi iniciada a aplicação.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores de saúde; indígenas; comorbidades; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do sistema de privação de liberdade; professores; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso e; trabalhadores portuários.

Vacina contra a gripe nos postos oferece proteção contra três tipos de vírus

 

Brasília – A vacina da gripe faz parte do calendário de vacinação do Brasil e protege a população contra alguns tipos de Influenza. Na rede privada a vacina oferecida é quadrivalente e no SUS trivalente. “A vacina dos postos de saúde oferece proteção contra três cepas: H1N1, H3N2 e influenza B. É muito importante que as pessoas que têm mais de 60 anos, comorbidades, assim como as crianças, tomem a vacina” – alerta a infectologista Ana Carolina D’Ettorres.

Leia também:   Exposição da Escola de Fotógrafos Cegos segue até domingo em São Mateus

A especialista do Ministério da Saúde reforça que a vacina é indicada para o público a partir de seis meses de vida, principalmente para aqueles com maior risco para infecções respiratórias, que podem desenvolver a forma grave da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, todos os anos, de 5% a 10% da população mundial seja infectada pelo vírus. São notificados cerca de 1 bilhão de casos da doença, dos quais 3 a 5 milhões são graves e entre 290 mil a 650 mil evoluem para o óbito.

“Falta informação de qualidade para as pessoas, por isso, algumas ficam em dúvida se podem ou não tomar a vacina. Quem faz tratamento de câncer pode tomar vacina da gripe? Grávidas podem ser vacinadas? A resposta é sim. É seguro tomar a vacina da gripe, visto que ela é feita por meio de vírus inativado. Além de eficaz, ela é segura para esse público, que é considerado do grupo de risco” – esclarece Ana Carolina.

A infectologista salienta que, ao não tomar a vacina, essa população com comorbidades pode ter quadros mais graves de influenza e isso atrapalhar inclusive seus tratamentos, como no caso do câncer, por exemplo.

Leia também:   São Mateus disputa fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo a partir de segunda-feira

Importante ressaltar que os médicos que acompanham o paciente devem sempre ser consultados para indicar o melhor momento para tomar a vacina. O imunizante é contraindicado para pessoas com alergia grave a algum componente da vacina.

 

GRIPE X RESFRIADO

Ela explica ainda que, ao contrário dos resfriados, causados por outros vírus, a gripe apresenta a característica de, quase sempre, ter um início súbito. “Febre, dor no corpo, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores e dor de cabeça são os principais sintomas. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias”.

“A transmissão da Influenza acontece a partir do contato com as secreções expelidas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. No entanto, o contágio pode ocorrer também de forma indireta, quando o indivíduo contrai o vírus ao levar as mãos à boca, nariz ou olhos após ter tocado em superfícies contaminadas” – complementa a infectologista.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here