O setor primário da economia –agricultura, extrativismo e agropecuária– é o principal responsável pelo avanço de empregos em São Mateus no primeiro semestre de 2023. Esse impulsionamento é demonstrado no Painel de Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

A Rede TC de Comunicações verificou que o Município obteve saldo positivo de 431 novos empregos gerados com carteira assinada de janeiro a junho de 2023. Esse é o resultado de 7.861 admissões e 7.430 desligamentos no período. Os dados incluem os três setores da economia –primário, secundário e terciário.

De acordo com o Caged, somente o setor da agropecuária contribuiu com 497 empregos, com 1.945 trabalhadores admitidos e 1.448 desligados, muito devido ao período de safra de café e pimenta-do-reino.

No setor secundário, a construção civil também teve saldo positivo nas contratações no primeiro semestre contribuindo com 197 novos postos de trabalho gerados de janeiro a junho, resultado de 706 admissões contra 509 desligamentos.

Os setores de comércio e de serviços são os que mais movimentam o mercado de trabalho em São Mateus.
Foto: TC Digital

Os demais setores apresentam os seguintes saldos na geração de empregos no período de seis meses: indústria, com 1.168 admissões e 1.384 desligamentos, teve saldo negativo de 216 vagas perdidas; no setor de serviços foram 1.977 contratações e 2.020 demissões, ou seja, 43 trabalhadores perderam o emprego no período; no comércio, foram 4 vagas perdidas, resultado de 2.065 contratações e 2.069 demissões.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

 

Junho fecha com saldo negativo

O mês de junho é o quarto do ano a fechar com saldo negativo de empregos formais em São Mateus. Foram 74 trabalhadores que perderam o emprego, resultado de 1.156 admissões contra 1.230 admissões. Os outros meses com saldo negativo foram: janeiro (-112), fevereiro (-25) e março (-109).

Os meses que puxaram a geração de empregos para cima foram abril, com 134 novos postos de trabalho criados, e maio, que teve saldo positivo de 617 novas vagas com carteira assinada.

 

SETORES QUE CRIARAM VAGAS

Em junho, o emprego formal no setor de serviços teve saldo positivo em São Mateus. De acordo com o Caged, foram abertas 70 novas vagas com carteira assinada, resultado de 303 contratações e 233 demissões.

Em ritmo mais lento, os setores da construção civil e do comércio também tiveram saldo positivo no mês, sendo geradas em São Mateus, respectivamente, 46 e 45 novas vagas com carteira assinada. Foram 124 admissões contra 78 demissões na construção e 371 contratações contra 326 desligamentos no comércio.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

SETORES QUE PERDERAM VAGAS

Apesar do resultado positivo no setor de serviços, construção civil e comércio, o Caged revela que São Mateus teve queda na geração de empregos em setores importantes, como agropecuária e indústria, em junho.

A indústria contratou 164 novos trabalhadores, mas demitiu 191, um saldo negativo de 27 vagas perdidas. Já a agropecuária teve uma queda ainda maior. Foram 194 contratações contra 402 desligamentos, uma perda de 208 vagas.

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here