Hoje é dia de comemorar mais um aniversário de São Mateus. A Rainha do Cricaré chega aos 478 anos de colonização, iniciada em 1.544 pelos portugueses com o nome de Aldeia Cricaré. Foi em 21 de setembro de 1.596 que o padre José de Anchieta subiu o Rio Cricaré – Kiri-Kerê, na língua dos pioneiros habitantes indígenas– e rebatizou a povoação com o nome de São Mateus.

Quase dois séculos depois, no dia 27 de setembro de 1764, quando foi elevado à categoria de Vila e ganhou autonomia administrativa, São Mateus era compreendido por todo o território do norte do Espírito Santo, atualmente dividido em 15 municípios e habitado, conforme estimativa do IBGE até 1º de julho de 2021, por 453.991 pessoas, sem contar a população flutuante, que não tem domicílio fixo, mas vive na região.

O dado populacional do IBGE é uma estimativa feita em 2021 porque neste ano o Instituto realiza o Censo Demográfico, que costumeiramente é feito a cada 10 anos, mas por conta da pandemia foi adiado.

Leia também:   Homem morre baleado em Conceição da Barra

A Cidade de São Mateus, criada oficialmente no dia 3 de abril de 1848, foi reconhecida como a Rainha do Cricaré. A partir de 1891, quando ocorreu o primeiro desmembramento territorial, a Rainha do Cricaré deu origem a cinco municípios (Conceição da Barra, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Boa Esperança e Jaguaré), que mais tarde, a partir destes, foram criados outros sete municípios (Mucurici, Água Doce do Norte, Pinheiros, Pedro Canário, Ecoporanga, Mantenópolis e Vila Pavão).

Mucurici, o primeiro neto, deu-lhe dois bisnetos: Montanha e Ponto Belo.

LAÇOS DE FÉ

Embora independentes sob o ponto de vista político-administrativo, esses 15 municípios continuam interligados por laços religiosos na configuração da Diocese de São Mateus. Criada formalmente em 16 de fevereiro de 1958 e instalada em 20 de setembro de 1959 com a posse do bispo Dom José Dalvit, a Igreja Particular de São Mateus aglutina ainda a população católica de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e Alto Rio Novo, apesar de político-administrativamente pertencerem a outra região.

Leia também:   Bombeiros capixabas já resgataram 270 pessoas no Rio Grande do Sul

HISTÓRICO

O território do atual Município de São Mateus foi primitivamente habitado por indígenas que se concentravam às margens do Rio Cricaré, onde os primeiros colonizadores chegaram em 1544 e estabeleceram um núcleo populacional à margem direita do rio.

Em 1596, o padre José de Anchieta, em missão de catequese, visitou a região, chegando à Povoação de Cricaré no dia consagrado a São Mateus, nome pelo qual ficou o rio denominado e, posteriormente, o Município.

  • População (estimativa

de 2021) 134.629

  • Área da unidade

territorial (km²) 2.343,15

  • Densidade

demográfica (hab/km²) 57,45

  • Gentílico: mateense

 

Foto de destaque: Secult/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here