Diante de desafios colocados durante quase cinco séculos de colonização, o Povo Mateense demonstra que sempre foi a fé que norteou os caminhos nestes 476 anos de uma rica história. A construção do Município é forjada na coragem dos desbravadores e no trabalho dos imigrantes. A evolução e modernização passa pela capacidade de todos os povos que constituem o Povo Mateense e enfrentam esses desafios.

São capixabas, mineiros e baianos aos montes, mas também tem cariocas, paulistas, muitos outros nordestinos, sulistas, brasilienses, paraenses, amazonenses, enfim, gente de todo o Brasil e até de outras nações, como portugueses, italianos e africanos. E é essa miscigenação, com características de várias regiões, que faz de São Mateus uma Cidade querida por quem reside ou pelos que por aqui já passaram.

A capacidade de lidar, enfrentar e superar desafios está no sangue do mateense. Somente nesta década que passou foram inúmeros os momentos em que a fé deste povo foi colocada à prova. Mas podemos lembrar apenas dos que estão ligados à essência da vida, a água. Seja pela abundância ou pela escassez dela.

Leia também:   Polícia Militar apreende revólver e munições após troca de tiros na zona rural de São Mateus

Foram pelo menos duas grandes enchentes que deixaram desoladas uma parcela da população. Em seguida, tivemos que lidar com uma seca, talvez uma das mais rigorosas dos últimos tempos. As lavouras minguaram, a produção caiu, afetou o emprego, a renda, muitas famílias pereceram. O mateense, no meio dessa crise hídrica, ainda teve que conviver com a água salgada chegando às torneiras.

Agora, o ano que marca o inicio de um novo ciclo, de uma nova década, o mateense está diante de um dos maiores desafios da civilização moderna: a pandemia do novo coronavírus. E vem enfrentando esse mal com bravura, força e também muita fé. Aquela mesma fé que não abandona os corações dessa gente que acorda ao nascer do Sol para o trabalho, mas que pelo labor também vai dormir muitas horas depois que o Astro Rei se põe esplendorosamente no vasto horizonte sobre o majestoso Vale do Cricaré.

Dessa forma, temos apenas uma certeza: São Mateus está a cada dia mais forte, mais preparado para as décadas que virão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here