LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um jogo tenso, valendo vaga na semifinal da Libertadores, Santos e Grêmio empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira (9), em Porto Alegre. O time paulista vencia o duelo até os 51 minutos da etapa final, quando os gaúchos empataram com um gol de pênalti.
Foi de Kaio Jorge, jovem atacante revelado na Vila Belmiro, o gol que dava a vitória aos santistas até os minutos finais da partida. Ele havia aberto o placar aos 35 da etapa inicial. Diego Souza deixou tudo igual.
Com o resultado, o Santos terá a vantagem de jogar por um empate sem gols no duelo de volta, na próxima quarta-feira (16), às 19h15, na casa santista.
A equipe de Renato Gaúcho conseguiu manter sua série invicta e chegou a 17 jogos sem perder. Sua última derrota foi justamente para o santistas, no dia 11 de outubro, um 2 a 1 na Baixada Santista, pelo Campeonato Brasileiro.
O empate, porém, não fez justiça ao futebol apresentado pelos dois times. Embora tenha ficado mais tempo com a bola, o Grêmio foi menos objetivo do que o Santos ao longo de toda a partida.
Nem parecia que a equipe paulista atuava sem o atacante Soteldo, um dos principais nomes do time e que se tornou desfalque de última hora após ser diagnosticado com a Covid-19.
Ele chegou a viajar com o time, mas apresentou sintomas como febre e dor de garganta. Após realizar um novo exame, foi constatado que ele estava com o coronavírus.
Sem ele, o técnico Cuca armou um meio de campo com mais poder de marcação. O volante Sandry foi quem herdou a vaga de Soteldo, que não deverá atuar também no segundo jogo.
A decisão do treinador acabou sendo determinante para que o santistas conseguissem ter um controle do confronto, mesmo ficando menos tempo com a bola.
Durante a etapa inicial, o Grêmio só conseguiu finalizar duas vezes com perigo, o mesmo número que os visitantes, que marcaram com Kaio Jorge -o quinto dele no ano e o terceiro na Libertadores.
Nervosa, a equipe gaúcha quase teve de atuar com um a menos, quando Pinares dividiu uma bola com Pituca e o árbitro apontou falta do gremista e o expulsou. Após revisar o lance com ajudar do VAR (árbitro de vídeo), o juiz voltou atrás em sua marcação, cancelou a expulsão e ainda deu amarelo para Pituca, que de fato cometeu a falta.
Depois do intervalo, o cenário do duelo pouco mudou em relação ao primeiro tempo. Pressionado a buscar o empate, o Grêmio passou a arriscar mais chutes de longa distância, o que exigiu boas defesas de John Victor.
Enquanto isso, o Santos mantinha sua postura de se fechar bem na defesa e explorar os contra-ataques. Teve até uma boa chance de ampliar, novamente com Kaio Jorge, mas essa ele desperdiçou.
Aos 46 minutos do segundo tempo, o Santos ainda teve um jogador expulso, quando Pituca recebeu um segundo cartão amarelo ao cortar um contra-ataque.
Aos 51 minutos, o árbitro marcou pênalti para os gremistas após a bola desviar na mão de Vinícius. O lance só foi marcado graças ao auxílio do VAR. Diego Souza converteu a cobrança, que rendeu muitas reclamações dos santistas.
Quem avançar deste confronto enfrentará o ganhador do duelo entre Racing e o vencedor de Internacional x Boca -que ainda vão fazer o segundo jogo pelas oitavas de final, também nesta quarta, às 21h30. Na ida, o time argentino venceu em Porto Alegre por 1 a 0.

Leia também:   São Paulo supera Fluminense em jogo movimentado no Morumbi

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann (David Braz) e Diogo Barbosa; Maicon (Darlan), Matheus Henrique e Pinares; Luiz Fernando (Ferreirinha), Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

SANTOS
John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson (Alison), Diego Pituca e Sandry (Vinícius Ribeiro); Lucas Braga, Marinho (Bruninho) e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Juan Benitez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (ambos do PAR)
VAR: Eber Aquino (PAR)
Cartões amarelos: Diego Barbosa, Maicon e Matheus Henrique (G); Jobson, Luan Peres, Sandry e Diego Pituca (S)
Cartão vermelho: Diego Pituca
Gol: Kaio Jorge, aos 35min do primeiro tempo; Diego Souza, aos 51min do segundo tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here