O deputado federal Felipe Rigoni recebeu 550 sugestões para a destinação de R$ 12 milhões de emendas parlamentares individuais em 15 áreas temáticas, como saúde, educação e segurança. Lançado no início de julho, o edital recebeu inscrições de todas as microrregiões do Espírito Santo, com destaque para a Metropolitana, com 167 projetos. Dos 78 municípios capixabas, apenas 11 não enviaram sugestões. Vitória liderou o ranking, com 94 projetos, seguida por Santa Maria de Jetibá (28), São Mateus (26), Cariacica (26) e Linhares (24). Em mensagem à Rede TC, Rigoni enalteceu o resultado, que classificou como expressivo.
“Optamos por uma iniciativa inédita no Espírito Santo, que gerou dúvidas e até mesmo um pouco de resistência em alguns poucos municípios. O resultado expressivo mostra que há um grande anseio de participação na sociedade capixaba, o que faltava eram ferramentas que permitissem a inclusão” – detalhou o parlamentar. “A qualidade dos projetos é animadora”, adianta Rigoni.
Puderam participar órgãos públicos e instituições do terceiro setor com atuação no Espírito Santo. O poder público municipal representou 55,2% dos projetos apresentados, seguido pelas entidades sem fins lucrativos, com 24,6%. Órgãos estaduais e federais completam a lista. A assessora de relacionamento do Gabinete, Julietty Quinupe, destacou o esforço da equipe no contato com o interior.
“Ligamos para todos os prefeitos, entramos em contato com as secretarias municipais, explicamos o edital, apresentamos nosso propósito de dar oportunidades iguais para todos. Foi um processo de reeducação” – explicou Quinupe.
A partir de agora, as sugestões serão avaliadas por analistas do gabinete e especialistas do conselho consultivo do mandato. Definidos os finalistas, a população definirá a aplicação dos recursos por votação em aplicativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here