A requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus foi contemplada por edital da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), que vai investir um total de R$ 30 milhões até 2023 em 30 propostas de 12 municípios. Somente Conceição da Barra teve cinco projetos aprovados.

De acordo com a assessoria da Secult, a nova linha de financiamento do Programa de Coinvestimento da Cultura –Fundo a Fundo Patrimônio–, gerido pela Secult, é uma modalidade voltada à revitalização, valorização, preservação, conservação e restauração do patrimônio tombado do Estado.

“O Fundo a Fundo Patrimônio já pode ser considerado o maior investimento de todos os tempos na área do Patrimônio e é um grande passo na preservação da valorização da nossa história. As propostas foram classificadas seguindo três linhas de apoio: Elaboração de Projeto Executivo; Investimento em Obras e Aquisição de mobiliário” – destaca a Secult.

“O Programa de Coinvestimento Fundo a Fundo amplia significativamente o volume de fomento à cultura do Espírito, funcionando como um instrumento legal que possibilita agilidade e capilaridade no investimento à cultura, sempre em parceria com a municipalidade” – reforça.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

 

SÃO MATEUS

A Secretaria Municipal de Cultura já havia adiantado à Reportagem que São Mateus foi um dos primeiros municípios a se inscrever no edital.

O projeto, que está pronto há alguns anos, contempla apenas as áreas urbanas do Sítio Histórico, sem incluir reformas do casario. As obras visam garantir acessibilidade ao local com abrangência tanto da área de tombamento quanto a de vizinhança.

Leia também:   Mário Júnior media palestra de representante da Previdência Social em Fortaleza

O conjunto de casarios do Sítio Histórico foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1976. Posteriormente, em 2010, por meio de resolução, foram regulamentadas as diretrizes para as intervenções dos espaços públicos, lotes e edificações, integrantes na Área de Proteção Cultural de São Mateus.

 

CONCEIÇÃO DA BARRA

Já em Conceição da Barra, os projetos aprovados são: aquisição de equipamentos e mobiliário para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Matriz de Conceição da Barra; elaboração de projeto executivo para a restauração Casa da Cultura Hermógenes Lima Fonseca (Trapiche); elaboração de projeto executivo para a restauração do Altar Mor da Igreja Nossa Senhora da Conceição; elaboração de projeto executivo para a restauração do Farol de Conceição da Barra; investimento em obras na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here