Lançado no período de Carnaval com instalação de lixeiras no balneário de Guriri, o Projeto Praia Limpa Força da Coletividade continua neste sábado (24) com o início da coleta de resíduos em Uruçuquara. O trabalho começa na faixa de areia da praia passando também por Campo Grande e Barra Nova sul.

Agente fiscal na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Maria Julia Santos Gomes, frisou que o projeto foi apresentado por ela e pelo também agente fiscal Alessandro Cosme e muito bem recebido pela Prefeitura.

Ela detalha que o projeto “nasceu da vontade da Secretaria de Meio Ambiente de retirar o máximo possível de resíduos produzidos pelo ser humano que estão sendo descartados de forma incorreta”.

“Essa iniciativa demonstra o quanto a gestão do prefeito Daniel Santana está preocupada com a preservação e manutenção do meio ambiente. O nosso desejo é que o projeto funcione durante todo o ano. Não será uma ação isolada neste mês” – afirma.

Maria Julia relata que em outubro de 2023 foram encontradas em Barra Nova muitas garrafas pets até com rótulos do exterior, como Nova Zelândia e Hong Kong.
foto: Divulgação

De acordo com Maria Julia, o cronograma de limpeza segue no domingo (25) em Barra Nova norte, na região de Tábuas. No sábado seguinte, dia 2 de março, a ação acontece na praia de Guriri. “Estaremos nos lados norte e sul tentando conscientizar o máximo de pessoas que estiverem utilizando a praia sobre a importância de descartar os resíduos de forma correta” – frisa.

Leia também:   Documentário aborda educação patrimonial no Sítio Histórico

Segundo a agente fiscal, um momento para a apresentação e entrega dos resultados da coleta está sendo organizado para acontecer no dia 3 de março, na área central de Guriri, defronte à Capelinha. Ela frisa que o objetivo é montar uma escultura produzida pelo artista plástico Thiago Rabelo com partes dos resíduos recolhidos. A exposição ficará disponível para apreciação de quem estiver presente, além da demonstração dos resultados obtidos com o projeto como: tipo de material encontrado em maior quantidade e total recolhido nos três dias.

 

Coleta do lixo contará com ajuda de voluntários

 

Maria Júlia explica que a coleta será realizada de forma manual, uma vez que a faixa de areia das praias é protegida, o que impede a utilização de maquinários. “Por isso, é extremamente importante a ajuda de voluntários. Quanto mais pessoas, melhor. Quem tiver interesse em colaborar com a limpeza da praia é só se inscrever pelo Instagram @meioambientesaomateus preenchendo o formulário, indicando o dia em que pode ajudar” – salienta.

Leia também:   Comunidade de Fátima celebra Festa da Padroeira com Santa Missa, ofício e procissão a partir desta quinta-feira

Ela ressalta que após a coleta o material será levado para triagem para separar os recicláveis que serão entregues em associações. Já os resíduos de descarte serão entregues na empresa que faz a coleta de lixo no município.

 

Limpeza da restinga envolverá biólogos e técnicos de meio ambiente

 

Por ser um projeto que nasceu com o objetivo ser mantido em atividade ao longo do ano, Maria Julia detalha que a próxima etapa deve acontecer por volta de junho com a limpeza da restinga nas praias da área central de Guriri.

“Essa ação de limpeza na restinga vai envolver biólogos, técnicos em meio ambiente, pessoas capacitadas, pois para limpar a restinga é preciso o uso de roupas apropriadas como perneiras, botinas. Nesse caso não podemos abrir para a população ajudar” – detalha.

De acordo com Maria Julia, a restinga sofre com a ação do vento que acaba levando resíduos para dentro da vegetação, “por isso a gente tem episódios de incêndio como o que ocorreu no início do ano”.

Leia também:   PRÊMIO TC EMPRESARIAL SÃO MATEUS 2024: Bento Venturim, presidente do Sicoob, é o Empresário do Ano em São Mateus

Maria Julia reforça que o objetivo do projeto Praia Limpa Força da Coletividade é repetir a limpeza na faixa de areia ao menos mais uma vez ao longo do ano. “É preciso fazer esse trabalho antes que tenha muito movimento de turistas. A nossa ideia é educar os nossos munícipes para que saibam a forma correta de descartar o lixo e orientar os turistas. A gente também vai educar os turistas para que eles façam o mesmo que os nossos munícipes estão fazendo, que é cuidar da nossa praia e da nossa restinga” – afirma.

Alessandro Cosme, um dos idealizadores do projeto, participou ativamente das instalações das 100 lixeiras na orla de Guriri.
Foto: Divulgação

 

LIXEIRAS

Maria Julia afirma que as atividades do Praia Limpa começaram com a instalação de 100 bombonas –embalagens multifuincionais que funcionam também como lixeiras— plotadas com a logo do projeto na orla de Guriri. A ação aconteceu dos dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro. “Nos finais de semana da ação de coleta, mais lixeiras serão instaladas em Uruçuquara e Barra Nova”, complementa.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here