O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) inicia neste mês de fevereiro no norte do Estado o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder).

A Assessoria do Sebrae-ES destaca que o lançamento acontece nesta quinta-feira (10), às 9 horas, em Montanha. São aguardadas na solenidade o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, e demais autoridades dos municípios da região.

“O Líder é um programa de identificação, mobilização e integração de lideranças expressivas e legítimas de um território, que estimula o alinhamento no plano local e permite a convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável” – destaca o Sebrae-ES.

O Serviço frisa ainda que o programa tem como objetivo “criar, formular e implantar um movimento de desenvolvimento econômico regional sustentável”.

Gerente regional do Sebrae-ES, Clébia Pettene, destaca que o programa é uma solução inovadora para viabilizar a atuação do Serviço de forma integrada e personalizada nos inúmeros municípios do País. “É importante entender que promover o desenvolvimento local não significa somente gerir o crescimento das atividades econômicas e melhorar a performance macroeconômica de um território. É preciso ir além, valorizar plenamente as capacidades de indivíduos, famílias, empresas e instituições públicas e privadas que constituem a comunidade local, tendo como objetivo o bem-estar compartilhado por todos”.

 

Encontros servirão para construir uma agenda de desenvolvimento

 

Vitória – Ao todo, serão realizados oito encontros para a construção de uma agenda de desenvolvimento regional entre as lideranças dos setores, público, privado e terceiro setor, que comporão o grupo.

A metodologia do programa busca, através de questionamentos, encontrar um denominador comum sobre como os líderes imaginam o território nos próximos 20 anos, onde o território deseja se destacar e como querem ser reconhecidos, o que é prioridade para a região e qual a imagem o território deseja transmitir.

“O Programa Líder parte do pressuposto de que as pessoas têm a capacidade de promover a transformação e se tornarem protagonistas de sua região. Essa capacidade se transforma em responsabilidade. Queremos desenvolver uma visão participativa de futuro que oriente os planos de desenvolvimento e os projetos para mudança” – ressalta Clébia Pettene.

O foco dessas agendas é fortalecer os setores produtivos, organizar a governança e promover o desenvolvimento econômico a partir das oportunidades locais. Com uma identidade compartilhada será possível guiar o desenvolvimento com a cooperação entre atores do território.

O Programa Líder Norte contará com a participação dos municípios que compõem o Consórcio ProdNorte: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Ponto Belo, Pinheiros e Vila Pavão.

 

NORTE DO ES

O norte do Espírito Santo, que recebe o programa Líder, possui a maior concentração de Indicações Geográficas (IGs) do País. São ao todo cinco IGs buscando a certificação nos municípios, sendo elas: Pimenta do Reino, Pimenta Rosa, Beiju do Sapê do Norte, Granitos Noroeste e Carne de Sol de Montanha.

“Outro destaque para a região são as boas condições de governança e articulação territorial, considerando que os municípios locais já são organizados em um consórcio, o ProdNorte”, destaca o Sebrae-ES.

“Vale ressaltar ainda as múltiplas vocações econômicas da região ligadas ao agronegócio, extrativismo, mineração, indústria do petróleo, turismo histórico, cultural e natural, além da indústria naval e da pesca” – complementa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here