Ao todo, 58 jovens de 16 comunidades quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra receberam o certificado de formação do curso Técnico em Meio Ambiente, na noite do último sábado, dia 16. O curso foi realizado por meio do Programa Juventudes Multiplicadoras, uma iniciativa da Suzano, em parceria com uma escola local.

O programa ofereceu o curso técnico gratuito para jovens com idades entre 18 e 35 anos. Os participantes foram selecionados por meio de pesquisa em mais de 20 comunidades quilombolas, que identificou as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que atendiam aos critérios do programa. Os alunos receberam ajuda de custo, todo o material didático, além de transporte e alimentação.

A formanda Luciele dos Santos, moradora da comunidade Paraíso, em Conceição da Barra, foi a oradora da turma A e fez um discurso emocionado. “O curso iniciou em julho de 2022 e foram 18 meses de muito aprendizado e crescimento pessoal. Estamos encerrando apenas um ciclo para iniciar outros ainda mais desafiadores”, disse.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Já o orador da turma B, Fabio Costa, morador da comunidade Nova Vista, em São Mateus, agradeceu aos executores do Programa Juventudes Multiplicadoras. Fábio afirmou que “esta é uma grande conquista e sou grato a Suzano pela iniciativa”. E complementou: “Sabemos que houve dedicação e esforço de muita gente para tornar esse programa uma realidade”.

O coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Douglas Peixoto Pereira, ressalta que o Programa Juventudes Multiplicadoras fortalece a relação da empresa com as comunidades vizinhas. “Por meio de visitas a campo, os alunos puderam conhecer e interagir com profissionais da Suzano, além de desenvolver projetos que possam beneficiar as comunidades. Esse é apenas um dos nossos projetos, que possibilitam segurança alimentar, empoderamento e autonomia financeira às pessoas”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here