A professora de Biologia Andressa Antônio de Oliveira está entre os 10 finalistas da categoria Ensino Médio do Prêmio Destaque Educação, realizado dentro da programação da Educa Week.

O tema do prêmio deste ano é O olhar inovador para as demandas educacionais. A mateense concorre com o projeto E aí, já lavou as mãos hoje, desenvolvido com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio.

O projeto executado de agosto a setembro teve como objetivo a conscientização dos estudantes na prevenção contra a covid-19 na retomada das aulas presenciais obrigatórias.

A professora destaca que teve apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Biologia, do Ceunes. Ela detalha ainda que a categoria Ensino Médio teve a inscrição de 25 trabalhos de diversos estados brasileiros.

Na primeira fase, a votação foi popular, classificando 10 finalistas. Os trabalhos classificados serão avaliados por especialistas. Os vencedores serão anunciados neste sábado.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus

A professora detalha que os 10 finalistas de cada categoria receberão certificados. Já os primeiros colocados ganharão o curso O professor na era digital, do Iteduc (Institute of Technology and Education).

EDUCA WEEK

A Educa Week é um evento criado pelo Fórum Nacional das Escolas Particulares para discutir, prioritariamente, os desafios da educação básica, orientada para a promoção da educação que prioriza o desenvolvimento das competências da formação cidadã e profissional.

A programação desta edição, com palestras de forma online, começou no dia 18 e prossegue até sábado (23). Estão sendo abordados temas sobre a necessidade de inovação nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia

Projeto demonstra a importância do uso de máscara e de cuidados de prevenção ao coronavírus

A professora Andressa detalha que, com o retorno das aulas presenciais obrigatórias na rede estadual, ela decidiu elaborar um projeto com os alunos da terceira série do ensino médio da Escola Santo Antônio. Afirma que, dentro das aulas práticas, os estudantes analisaram o crescimento de microrganismo, como fungos e bactérias, já que vírus não se podem ser vistos a olho nu. Entretanto, frisa que a proliferação de fungos e bactérias demonstra para o aluno a importância do uso de equipamento de proteção individual e de cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

Leia também:   Homem morre baleado em Conceição da Barra

Um critério de análise foi o uso de máscaras. Foram feitas amostragens com material biológico de alunos sem máscaras, com máscaras de pano e com máscaras PFF2 –peça fácil filtrante. A professora explicou que uma placa de coleta era aproximada da boca do estudante enquanto ele conversava ou cantava, por exemplo.

Outras amostragens foram feitas com estudantes sem lavar as mãos, outros que lavaram só com água e outros que lavaram com água, sabão e álcool. Os participantes recolheram também amostras da sola do calçado dos alunos, além da tela de

telefones celulares. Essas amostras foram retiradas com cotonetes umedecidos com água.

A professora relata que as amostras foram disponibilizadas para análise diária para que os estudantes percebessem o desenvolvimento dos microrganismos, num intervalo de cinco dias. Conforme disse, foi constatado que os microrganismos se desenvolveram mais nas amostras colhidas dos estudantes que não usaram máscaras e dos que não lavaram as mãos, ou utilizaram apenas água, sem usar sabão e álcool.

Leia também:   Jaguaré conquista título da Copa Prodnorte

Ela acrescenta que ficou evidenciada ainda a importância de os alunos passarem a sola dos calçados no tapete de higiene colocado na entrada da escola, além de os telefones celulares serem higienizados com frequência.

FRASES EM CARTAZES

Com a análise realizada, os alunos produziram frases de conscientização da prevenção à covid-19, ressaltando a importância dos cuidados de prevenção. Essas frases foram colocadas em cartazes e espalhados por toda a escola.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here