“UM NOVO CONTORNO DO PENSAR E AGIR POR MEIO DA LEITURA E DO

MANUSEIO DO JORNAL NA ESCOLA”, COMENTA GERUZA CORREIA BARBOSA

 

TC NA ESCOLA

 

São Mateus – Uma surpresa e os estudantes atentos a ouvir! De repente, a professora Geruza Correia Barbosa, de Língua Portuguesa, mostra um pacote de exemplares do jornal Tribuna do Cricaré e os olhos arregalados logo dão lugar a um sorriso largo e encantado. Pronto, atenção chamada com sucesso! E ali, na manhã desta sexta-feira (5), no centro de uma quadra esportiva, estavam 26 atentos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Nestor Gomes.

O trabalho com o jornal Tribuna do Cricaré em sala de aula foi implantado pela professora Geruza Correia Barbosa há três anos na Escola Estadual Nestor Gomes. Foto: Divulgação

O trabalho com o jornal em sala de aula foi implantado pela professora Geruza na escola há três anos, desde que ela assumiu turmas do ensino fundamental e também do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos. Ela reside na cidade há 33 anos, mas fez questão de alugar uma casa no Km 41, onde fica de segunda a sexta-feira, “para estar mais perto dos meus alunos”, já que leciona nos três turnos.

A docente afirma que, com o jornal Tribuna do Cricaré, é possível trabalhar na prática a escrita e a leitura. “A ideia é utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transformando-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e na formação de cidadãos mais informados e participantes” – ensina.

O trabalho com o jornal Tribuna do Cricaré em sala de aula foi implantado pela professora Geruza Correia Barbosa há três anos na Escola Estadual Nestor Gomes. Foto: Divulgação

Segundo ela, a Tribuna do Cricaré em sala de aula “indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e do manuseio do jornal na escola”.

A professora, que é casada há seis anos com o Cleiton e está grávida de 7 meses do primeiro filho, Luís Miguel, afirma que o jornal é um recurso ao estímulo ao prazer da leitura. “Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal. Vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer”.

 

FEEDBACK

E a resposta dada ao estímulo, e como uma maneira de avaliar o jornal que receberam, duas estudantes relataram para a professora as sensações. “Me senti uma pessoa importante fazendo uma leitura diferenciada”, comentou Sara Bravo. “Sensação diferente, pois nunca tinha manuseado um jornal”, observou Yasmim Gobi.

O jornal Tribuna do Cricaré é utilizado em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa. Foto: Divulgação

Sensação de tocar a notícia

 

São Mateus – Como já fez em anos anteriores, neste primeiro trimestre a professora Geruza Correia Barbosa procurou a TC em busca de jornais para trabalhar o tema pedagógico sobre leitura e escrita em sala de aula. De acordo com ela, os objetivos são estudar a estrutura jornalística, identificar reportagens e trabalhar a construção de textos. A docente afirma que ao levar o jornal para dentro da sala de aula, percebeu que os alunos demonstraram mais interesse pela Língua Portuguesa. 

“O primeiro impacto foi o prazer de ter em mãos o jornal impresso. É curioso o quanto as novas gerações ainda demandam aprender”, observa a professora.

Em entrevista na sede da TC nesta semana, ela disse que, ao entregar os jornais aos estudantes, a sensação que eles tiveram foi de estar tocando a notícia. “E isto é muito valioso nos tempos modernos” – complementa.

A professora fez questão de destacar ainda o “apoio e suporte da diretora Eliene Brandao Martins Gomes e da coordenadora pedagógica Monicleia Zancanella Quartezani”.

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