O ano começa com expectativa de crescimento para o setor e com o receio sobre o alto custo de produção. A saída é alinhar preservação e produtividade

O ano de 2022 começa com uma perspectiva positiva para o agronegócio, com previsão recorde na safra de grãos e expectativa de crescimento de quase 10% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor. Mas o custo de produção deve ser um dos mais altos da história por conta da alta constante do preço do dólar, que afeta diretamente o custo dos insumos necessários para o cultivo das lavouras.

Por isso, uma das soluções é produzir mais em menor espaço, cuidando do solo para garantir que ele tenha vida útil mais longa. Ou seja, potencializar o resultado da colheita sem, necessariamente, expandir a área de plantio. É aqui que entra a necessidade de escolher produtos que beneficiam tanto a lavoura quanto a terra.

Daniel Pinho, diretor-geral da Natufert e Mauricio Cota, diretor-técnico.

Uma forma é optar por produtos de base orgânica, que são, segundo a Embrapa, todos aqueles obtidos por processo físico, químico ou bioquímico, natural ou controlado, a partir de matérias-primas de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, enriquecidos ou não de nutrientes minerais. “Esses produtos servem para nutrir adequadamente as plantas, e condicionam o solo. Dessa forma, o agricultor consegue uma safra com excelentes resultados, podendo usar a mesma área por mais tempo”, explica Mauricio Cota, diretor-técnico da Natufert.

Otimizar a área de produção, usando fertilizantes mais eficientes ajudam a diminuir o custo de produção, o que é, justamente, um dos grandes desafios para o setor da agricultura para 2022. Para isso, é fundamental a escolha de produtos que sejam mais eficientes nesse processo. A Natufert oferece três tipos: Orgânicos, organominerais e minerais especiais. Cada um deles tem uma composição específica para beneficiar a lavoura de forma a atingir altas produtividades.

“Escolher o produto certo, que ofereça à lavoura os nutrientes necessários e na medida certa é fundamental para uma colheita superior. Por isso, é necessário utilizar fertilizantes que disponibilizem estes nutrientes nas condições adequadas para o maior aproveitamento pelas plantas ”, descreve Daniel.

A Natufert
Há 10 anos no mercado, a Natufert é a maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo. Sua sede fica em Ibatiba, mas sua área de atuação vai além do território capixaba. A Natufert também está na Bahia, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Goiás.

A Natufert produz três linhas de produtos. São eles: Safra Certa, que tem alta concentração em nitrogênio (N) e potássio (K) e é indicada para a formação e produção; Base Mega, que é recomendada para as etapas de plantio e fosfatagem, já que são ricos em fósforo (P). E a linha Humifort, que é composta por fertilizantes orgânicos que melhoram as características químicas, físicas e biológicas dos solos. Todos os fertilizantes da linha Humifort têm certificado do IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.

Equipe Natufert reunida para treinamento
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here