A água das chuvas que caíram, e continuam caindo, nas cabeceiras da Bacia do Rio Cricaré, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, fizeram o nível do rio subir em 1,30 metro em Nova Venécia, de acordo com a Defesa Civil de São Mateus. Coordenadora do órgão mateense, Verônica Drummond de Andrade disse à Rede TC que, com os dados que recebeu do relatório do coordenador em Nova Venécia na manhã desta terça-feira (6), a Defesa Civil fica em estado de atenção permanente. Ela afirmou que, como a previsão é de que as chuvas continuem em todo o Estado até o fim de semana, o rio está sendo monitorado constantemente.

Coordenadora da Defesa Civil de São Mateus, Verônica acredita que não haverá transbordamento do Rio Cricaré, já que a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural é de chuvas ocasionais até sábado (10). -Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Segundo Verônica, o grande volume de água observado na noite de domingo e na segunda-feira nas cidades de Mantena, Minas Gerais, e de Barra de Francisco, no Espírito Santo, ainda não havia chegado a São Mateus na manhã desta terça-feira. Ela afirma que, como o Rio Cricaré já estava com um nível crítico de água, “bem abaixo do normal, seco, as chuvas são um alento, fazendo o nível do rio pelo menos voltar ao normal”. A coordenadora disse acreditar que não haverá transbordamento do rio, já que a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural é de chuvas ocasionais até sábado (10).

Leia também:   PRF apreende 10 toneladas de pescado sem nota fiscal em São Mateus

Verônica afirmou ainda que com as recentes chuvas registradas em São Mateus, que ocasionou em alguns pontos de alagamentos no Centro, não houve nenhum chamado de emergência para a Defesa Civil. Ela detalhou que houve apenas o registro de um pequeno deslizamento de terra no Bairro Ribeirão, sem representar risco a moradores e reiterou que está atenta aos possíveis alertas da Defesa Civil Estadual e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os telefones de emergência são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Ainda na manhã desta terça-feira, o cabo Jardel da Companhia do Corpo de Bombeiros de São Mateus informou que não havia, até aquele momento, nenhum chamado de emergência relacionado com chuva.

São Mateus–ES

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here