Na tarde desta sexta-feira (26), a Prefeitura de São Mateus e a Secretaria Municipal de Educação tornaram pública em nota a decisão de cancelar o Desfile Cívico Escolar programado para o dia 7 de setembro, que neste ano comemora os 200 anos da Independência do Brasil.

De acordo com a Prefeitura, 60 instituições, entre públicas e privadas, além de projetos sociais, participariam do desfile. “As 14 bandas escolares têm se dedicado há meses na construção das melodias a serem apresentadas, gerando motivação, conhecimento e expectativas nas unidades escolares e junto às famílias. Consideramos que, após dois anos de [período mais crítico da] pandemia, recomeçar, reeducar e cuidar da vida são valores intrínsecos à Educação, sendo ainda um momento de interação dos estudantes com outras instituições sociais e projetos do Município” – afirma.

A Prefeitura destaca ainda que a “administração pública entende que o Desfile Cívico Escolar não é uma ação de cunho político, é uma atividade socioeducativa, pois gera integração e socialização num espaço dialógico”.

E continua: “Realizar o Desfile Cívico Escolar é oportunizar a criança e adolescentes a construção de aprendizagens em outros espaços coletivos”.

Leia também:   Valor de venda do cacau mais que dobra e estimula produtores

No entanto aponta que que o momento é inviável para a atividade sociopedagógica.

Foto: TC Digital

“Essa atividade sociopedagógica vem enfrentando, diante dos direcionamentos proferidos pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) nos meios de comunicação, gerando receios quanto à realização do Desfile Cívico Escolar, além da preocupação de que esse evento possa ser utilizado, por essa instituição, como um espaço de exposição à linguagens e desagravos que não condizem com os objetivos educacionais dos estudantes”.

A Prefeitura ressalta ainda que o foi informada que não haveria cobertura da Guarda Municipal no período diurno, “podendo gerar insegurança para o momento do desfile”.

Neste cenário, a Prefeitura de São Mateus e a Secretaria Municipal de Educação finalizam agradecendo “os profissionais da Educação, famílias e instituições que se dispuseram a realizar-participar do desfile, mas, prezando pela segurança e integridade dos estudantes, opta pelo cancelamento do Desfile Cívico Escolar”.

 

 

“Jamais faríamos algo que envergonhasse a entidade sindical”, afirma presidente do Sindserv

 

 

 

Procurado pela Reportagem sobre as alegações da Prefeitura para o cancelamento das comemoração do 7 de setembro em São Mateus, o presidente do Sindserv, Herickson Locatelli Mattos afirmou desconhecer “qualquer articulação para o desfile cívico de adotar uma postura inadequada”. E destacou que “jamais faríamos algo que envergonhasse a entidade sindical”.

Leia também:   CPI dos Maus-tratos ouve envolvidos no caso da morte do pinscher Hulk em São Mateus

De acordo com ele, alguns profissionais da Educação chegaram a procurar o Sindicato buscando orientação para o dia do desfile. “Alguns ligaram dizendo que queriam descer [participar do desfile] afirmando que não deixariam todo o trabalho de lado. Disse para eles ficarem à vontade, mesmo porque o sindicato não vai impor nada a ninguém” – frisa.

Herickson afirma ainda que tratou a respeito da Guarda Municipal diretamente com a Secretaria de Defesa Social e que ficou definido que eles poderiam atuar na segurança do desfile. “Dissemos que eles [os guardas] não abandonariam os postos. O que falamos é está proibida a escala extra”.

 

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here