O 13º Batalhão da Polícia Militar em São Mateus comemorou, com uma celebração militar, o 14º aniversário de instalação. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta. Presente na solenidade, o comandante do Batalhão, tenente-coronel Jefson Coelho, afirma que é preciso comemorar os avanços.
“O Batalhão de São Mateus se tornou referência para o Estado. Hoje temos iniciativas aplicadas em São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário e em batalhões de outros locais, da Capital [Vitória], do sul do Estado, vêm aqui para aprender como estamos evoluindo. O que temos para comemorar, especialmente, é justamente esses avanços administrativos na gestão e na melhoria da segurança” – reforça.
O tenente-coronel Jefson destaca que ao longo desse período, principalmente nos últimos três anos em que está à frente do Batalhão, tanto a parte estrutural da unidade como os índices de segurança têm melhorado. “O objetivo de hoje é comemorar. No sentido da melhoria, tanto da segurança quanto da administrativa” – afirma.
Durante a solenidade foram apresentados a público alguns projetos sociais feitos na sede do 13º BPM. Houve uma apresentação do grupo de ginástica rítmica com crianças moradoras de bairros periféricos. “A equipe de karatê que também treina no Batalhão esteve presente. São aproximadamente 200 crianças contempladas que fazem ginástica rítmica, karatê, judô e capoeira” – enfatiza.
De acordo com o comandante, é feita uma seleção com as crianças que querem participar dos projetos sociais. Um dos critérios é contemplar alunos de comunidades carentes. Também é exigida a apresentação do boletim escolar periodicamente, pois uma exigência é que a criança esteja bem na escola, cumprindo assim um dos objetivos que estimular e reforçar o compromisso com a educação.
Ainda durante a solenidade foi assinado um acordo de parceria entre o Batalhão e o Sest-Senat visando beneficiar os militares e seus familiares com facilidades nos atendimentos oferecidos pela instituição como atendimento psicológico, médico, odontológico e outros.
13º BPM
Criado em 22 de junho de 2010 através do Decreto nº 2476–R, de 26 de fevereiro de 2010, o 13º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo é responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da ordem pública nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário.
Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital