Paralisadas há mais de um ano por conta da pandemia do novo coronavírus, a Polícia Militar Ambiental retomou neste mês de junho a realização de palestras ambientais nas escolas de São Mateus. As primeiras foram realizadas na semana passada pela equipe de Educação Ambiental da 3ª Companhia do BPMA, atendendo solicitação da Escola Castelinho Encantado.

Além das palestras, também foram realizadas exposições de animais taxidermizados. As palestras tiveram como tema A importância dos animais silvestres para a qualidade de vida dos seres vivos no Planeta Terra.

“No decorrer da conversa, foi explanado sobre o papel que os animais têm na dispersão de sementes e plantio/manutenção das florestas, assim como na qualidade e disponibilidade de água. Também foi explicado sobre a importância e o papel de cada animal presente no estande. Dessa forma, os estudantes conseguem adquirir consciência ambiental, formando, assim, adultos conscientes” – afirma o capitão Fabrício Pereira Rocha, comandante da 3ª Companhia do BPMA.

 

 

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

De acordo com ele, a ação desenvolvida na Escola Castelinho Encantado atendeu alunos com idades entre 2 e 5 anos, totalizando 102 crianças, “divididas e organizadas em grupos, com distanciamento seguro entre eles, além de todos estarem utilizando máscaras protetoras”.

A professora Jéssica dos Santos Monteiro ressaltou que a palestra realizada pela Polícia Ambiental é fundamental para fixar o estudo em sala de aula. Ao final de cada palestra os alunos receberam o certificado de Protetor do Meio Ambiente.

 

 

Comunidades, empresas e projetos sociais também podem solicitar palestras

As palestras foram realizadas pela policial Rayane Batalha que, além de educadora ambiental, é bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

“A atividade foi realizada observando-se, minuciosamente, a todas as normas de segurança contra o covid-19 exigidas pelo município de São Mateus e é a primeira a ser realizada após o surgimento da pandemia” – destacou.

O capitão Fabrícia acrescenta que a PMA está disponível para a realização de eventos de educação ambiental em escolas, comunidades, empresas e projetos sociais. “Respeitando-se, sempre, a todas as normas de segurança e protocolos exigidos para a realização das atividades, sendo estas sempre precedidas de uma visita técnica pelos policiais, ficando estas condicionadas, também, às permissões/proibições em face das publicações dos Mapas de Risco/Matriz de Risco Governo do Estado do Espírito Santo” – ressalta.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

As solicitações podem ser feitas pelos telefones 3636.1662, 3636.1663 ou pelo e-mail [email protected].

 

Foto do destaque: PMA/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here