A Polícia Militar iniciou na noite desta segunda-feira a Operação Harpócrates com o objetivo de intensificar a fiscalização de trânsito, em especial contra motos barulhentas em São Mateus. De acordo com as primeiras informações da noite desta segunda do comandante do 13º BPM, tenente-coronel Jefson Coelho, somente nas primeiras horas de operação já foram retidas nove motos.

“Ainda tem motoqueiros desavisados testando a Polícia Militar. A operação para reprimir motos barulhentas, começando hoje [segunda-feira]” – disse o comandante.

Segundo ele, a operação será feita por tempo indeterminado e ocorre também nas áreas das demais unidades do 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional, no norte do Estado.

O comandante afirmou que qualquer moto que for parada por perturbação do sossego, ou seja, sem os seus silenciosos, escapamentos defeituosos ou inadequados, ou kadron –escapamento que provoca barulho perturbador e que é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito– será retida.

“Qualquer viatura que deparar com moto com barulho excessivo já vai fazer a detenção dela, em qualquer hora do dia, em qualquer local da cidade para que seja regularizada. E que o indivíduo arque com as consequências, tanto na parte de trânsito, notificação, multa e remoção do veículo, como também na parte criminal, de perturbação do sossego. E que ele tenha que responder por isso perante a justiça” – enfatizou.

Além da perturbação do sossego, a Polícia Militar também realizar as fiscalizações de documentos e outras infrações.

Foto: 13º BPM/Divulgação

MULTA

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, escapamento, seja ele esportivo ou original, que não reduza os ruídos nem filtre os gases poluentes originados do motor, estará sujeito a uma multa de natureza grave. O condutor será multado em R$ 195,23 e ainda perderá cinco pontos na CNH. Além disso, o veículo será retido até que o dono faça a regularização da peça.

 

Foto do destaque: 13º BPM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here